Alerta: evite o uso de ácido acetilsalicílico em casos de suspeita de dengue
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitiu um alerta destacando a importância de evitar o uso de ácido acetilsalicílico em casos de suspeita de dengue. Esta doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, tem sido uma preocupação crescente de saúde pública no Brasil, com 113 mortes registradas pelo Ministério da Saúde desde o início do ano até ontem (20).
Devido ao fato de que a dengue é uma doença viral sem tratamento antiviral específico, o manejo clínico se concentra em aliviar os sintomas. O tratamento básico geralmente inclui analgésicos, antitérmicos e, em alguns casos, medicação para controlar vômitos. Os principais sintomas da dengue incluem febre, vômito, dor de cabeça, dor no corpo e erupções cutâneas avermelhadas.
É crucial reconhecer os sintomas precoces da dengue para buscar tratamento médico adequado e evitar complicações graves. Os sintomas podem variar de leves a graves e geralmente começam a aparecer de 4 a 10 dias após a picada do mosquito infectado. Sintomas como febre alta repentina, dores no corpo e articulações, dor de cabeça, náuseas, vômitos, manchas na pele e sangramento podem indicar a presença da doença. (Fonte: Divulgação)
Receita alerta microempreendedor sobre erro na declaração anual
Os microempreendedores individuais devem ficar atentos para não cometer erros no preenchimento da declaração anual de faturamento (DASN-Simei) à Receita Federal. O prazo para entrega obrigatória vai até o dia 31 de maio.
Na declaração, é preciso informar os ganhos obtidos em 2023, como vendas e prestações de serviços. O faturamento anual deve ser, no máximo, de R$ 81 mil ou proporcional ao mês de abertura da empresa.
No entanto, as receitas com comércio ou serviço devem ser registradas de forma separada, e não juntas. Outro erro comum é não informar a contratação do funcionário. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) alerta que a declaração errada pode levar à restrição ou cancelamento do CNPJ, ao bloqueio da emissão de notas fiscais e da conta bancária do microempreendedor e as contribuições ao INSS deixam de ser computadas.
O documento deve ser entregue pelo MEI que esteja com CNPJ em vigor, mesmo que não tenha tido faturamento em 2023. Caso o profissional autônomo tenha encerrado as atividades como MEI, também deve enviar a declaração que está disponível na página do Simples. (Fonte: Agência Brasil)
Prefeitura recupera ruas do Parque dos Eucaliptos após solicitação do vereador Julinho Lopes
A prefeitura iniciou serviços de manutenção de ruas no bairro Parque dos Eucaliptos. Trecho da Rua 5 está sendo recuperado e receberá material para melhorar as condições de tráfego. Os serviços foram solicitados pelo vereador Julinho Lopes (Progressistas), a pedido dos moradores do bairro.
“Fui surpreendido por imagens enviadas por moradores em que mostravam os buracos e desníveis nas ruas, que dificultam ou até mesmo bloqueiam a passagem. Há diversas ruas do bairro precisando de manutenção”, explica o vereador.
Mutirão de catarata
O vereador confirmou na quinta-feira (15), junto ao deputado estadual Delegado Olim, a liberação de recursos para a realização do quarto mutirão de cirurgias de catarata. Segundo ele, o deputado destinou mais de R$ 6 milhões em emendas parlamentares para Rio Claro nos últimos quatro anos. Os recursos possibilitaram investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde e esportes, além de equipamentos.
“É o dinheiro pago em impostos voltando em melhorias, obras e serviços para as pessoas que mais precisam”, disse o deputado.
O vereador agradeceu o apoio dos deputados pelo empenho que possibilitou realizar três mutirões, com mais de 1700 cirurgias. “Sou imensamente grato aos deputados Mauricio Néves e Delegado Olim por devolver a visão e a dignidade para essas pessoas”, finaliza. (Fonte: Divulgação)