A Stock Car anunciou uma série de novidades para a Temporada 2024, que começa no dia 2 de março em Goiânia.
A principal categoria nacional vai modificar o formato do final de semana para tornar mais atrativo para os pilotos, equipes e o público, principalmente.
Uma das situações questionadas era a realização das duas provas no mesmo domingo. Não eram poucos que pediam provas mais longas e até mesmo os pilotos estavam neste grupo, pois uma das reclamações era que as corridas acabavam se tornando muito agressivas, com excesso de acidentes.
Para este ano, a VICAR resolveu adotar também o conceito de Sprint Race, usado pela MotoGP e a F1. Desta forma, o final de semana da Stock Car Pro Series passa a ter o seguinte formato:
Sábado: Realização do Treino Classificatório. Realização da Corrida Sprint com 30 minutos, com formação de grid invertendo os 12 primeiros colocados do Classificatório. Janela de parada mais longa (a divulgar), sem abastecimento obrigatório, mas troca de pelo menos um pneu.
O próprio treino classificatório também muda o formato. Mantidos os três estágios, mas agora o primeiro passa a ter 2 grupos de 16 pilotos. Para o segundo estágio, passam os 10 primeiros de cada grupo (antes era a combinação dos 15 primeiros) e os 8 melhores vão para o terceiro estágio, que decidirá a pole position.
Domingo: Realização da Corrida longa, com 50 minutos e grid de acordo com Treino Classificatório. Janela de parada mais longa e com troca de pelo menos dois pneus e sem reabastecimento obrigatório.
Além disso, haverá mais acionamentos do Fan Push durante a corrida, mas em intervalos menores, e o descarte de pontos passa para 2 etapas (eram 4).
Por E. Cortez / Foto: Divulgação