O trabalho desenvolvido pelo poder público municipal em prol da causa animal foi tema de palestra realizada na quinta-feira (22) para alunos do Centro Educacional Sesi de Rio Claro.
Estudantes do quarto ano do ensino fundamental ouviram sobre as atribuições e realizações do município e tiraram dúvidas sobre o tema.
Castração gratuita de cães e gatos, resgate de animais em situação de sofrimento e canil municipal estão inseridos nos trabalhos realizados pela prefeitura e foram alguns dos assuntos abordados pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, a quem coube a tarefa de falar aos alunos sobre programas e projetos que o município realiza voltados ao bem estar e à proteção animal.
“O primeiro passo para construirmos uma sociedade melhor se dá por meio da educação das crianças”, destaca o prefeito Juninho. “A partir do conhecimento adquirido as crianças podem atuar de maneira consciente e também levar a informação para a família e amigos”, acrescenta. A abordagem incluiu ainda o Código Municipal de Defesa e Proteção dos Animais, apresentado pelo poder executivo e que está tramitando na Câmara Municipal.
Também participaram da atividade o secretário do Meio Ambiente, Ricardo Gobbi, a diretora Gisele Pfeifer, do Departamento de Proteção Animal, e de Alessandro de Almeida, gerente no mesmo Departamento. Do Sesi estiveram presentes as professoras Lilia e Carla, a diretora Rosangela Barreto Teruel e a coordenadora Daniele Diuri.
“Quanto mais pessoas tiverem as informações corretas sobre como agir para promoção do bem-estar animal, inclusive atuando como fiscalizadores no caso de maus-tratos, maiores as chances do trabalho ser bem realizado”, comenta o secretário Ricardo Gobbi.
“Foi uma experiência bastante enriquecedora e aprovada pelas crianças”, comenta a coordenadora Daniele. A atividade está inserida no projeto Animamigos, realizado pelo Sesi com alunos do primeiro ao quarto ano. “Os alunos se mostraram bastante interessados e participativos, daí a importância de levarmos a eles informações para que cada vez mais pessoas estejam empenhadas em atuar em favor da causa animal”, diz Gisele, diretora do Departamento de Proteção Animal.