Esta é a nona edição da Black Friday no Brasil.
Com origem nos Estados Unidos, a famosa campanha de oferecer descontos para os clientes vem ganhando espaço entre os brasileiros. Mas os anúncios para atrair o consumidor começam bem antes da “Sexta-feira Negra”. Durante os dias que antecedem, muita gente já fica de olho nos preços, produtos em lojas físicas e pela internet.
A diarista Silvana Maganha saiu de casa com o objetivo de encontrar uma cama na promoção. “Estou sem, na verdade, mas vou pesquisar e ver se compensa. Caso contrário, vou esperar mais um pouco”, disse.
O comerciante Wandir da Silva saiu da loja com o produto que queria comprar, mas disse que não viu diferença. “Comprei um aparelho de DVD. Já vim com a intenção. Muita coisa acaba continuando com o mesmo valor”, declarou.
A proximidade da Black Friday com datas como o Natal e Ano Novo é um dos fatores que acaba “bloqueando” alguns clientes. O pedreiro Antônio Amadeu também se antecipou e pesquisou preços, mas resolveu esperar. “Estava pesquisando preço de TV, mas janeiro deve abaixar mais, melhor esperar”, disse.
Não é o caso da bibliotecária Kellyn Vieira, que foi às lojas e também já garantiu produtos pela internet. “Sempre compro alguma coisa, roupas ou eletrodomésticos”, afirmou.
Porém, sempre consciente dos valores e dos locais de compras. “Eu pesquiso, vejo se vale a pena e também já conheço os locais seguros e confiáveis”, alertou.
EXPECTATIVAS
Segundo dados do E-bit, neste ano a data promete um crescimento de 15% na vendas. As categorias mais cobiçadas devem ser eletrônicos (39%), informática (24%), eletrodomésticos (33%), moda (19%) e cosméticos (18%). Segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 16% dos comerciantes brasileiros devem aderir à Black Friday.
COMÉRCIO
Para incentivar as vendas o comércio de Rio Claro ampliou o horário das lojas nesta sexta-feira (23), data da Black Friday. O horário será estendido até às 22 horas e, no sábado (24), até às 18 horas.
SHOPPING
O Shopping RC antecipou a promoção e promove a “Black Week”. Os descontos de até 70% nas lojas começaram no dia 22 e seguem até 25 de novembro Para este ano, a expectativa de crescimento das vendas em relação a 2017 é extremamente positiva, como afirma o Gerente Geral do Shopping Rio Claro: “nossos estudos mostraram que podemos ter um crescimento em torno de 15% sobre as vendas de 2017.
Além da promoção, o Shopping Rio Claro sempre tem atividades gratuitas bem interessantes para as famílias, e a programação deste ano não será diferente. Tudo isso atrai um grande fluxo de pessoas nos dias da Black Week, movimentando as vendas em nossas operações”.