PF apreende drogas em fundos falsos forjados em mala e dentro de embalagens de produtos alimentícios
A Polícia Federal, em ações distintas realizadas no Aeroporto Internacional de São Paulo, prendeu neste fim de semana dois passageiros de voos internacionais tentando embarcar com drogas para a África do Sul e Catar. Policiais federais, ao fiscalizarem, na sexta-feira, as bagagens despachadas por um brasileiro, de 30 anos de idade, que pretendia embarcar com destino a África do Sul, localizaram um fundo falso em uma de suas malas.
O suspeito foi conduzido à delegacia e preso após os peritos federais retirarem, do fundo falso encontrado, quase 3kg de cocaína. Em outra ação, um homem, nacional da Nigéria, que possui visto de residente no país, foi preso transportando uma pequena porção de maconha e mais de 17kg de embalagens de produtos alimentícios com cocaína em seu interior. O suspeito pretendia levar as drogas para o Catar. As informações são da PF.
Polícia Civil prende quadrilha que trocava cartões em bloco de Carnaval
Rio-clarenses que pretendam brincar o Carnaval de rua em São Paulo, devem ficar atentos. A Polícia Civil prendeu cinco homens, entre 25 e 28 anos, que se passavam por vendedores ambulantes para aplicar golpes financeiros em foliões trocando os cartões utilizados pelas vítimas na hora de pagar por mercadorias. O grupo foi detido pelo crime de associação criminosa durante a “Operação Carnaval”, na tarde de sábado (27), na Rua Lavradio, Barra Funda, zona oeste de São Paulo.
O flagrante foi realizado após a equipe da 1ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) ser informada da ação da quadrilha, que vendia bebidas no bloco carnavalesco. Os policiais apreenderam com os suspeitos 146 cartões de débito e crédito, cinco máquinas, R$ 1.602 em espécie, oito aparelhos celulares e duas bolsas. Ao serem questionados, os homens confessaram a prática da fraude.
Os presos relataram que haviam sido detidos 12 dias antes pela mesma atividade criminosa, mas que foram liberados após audiência de custódia do Poder Judiciário. Todos os objetos encontrados em posse deles foram apreendidos e encaminhados para perícia. O caso foi oficialmente registrado como associação criminosa pela 1ª Deatur do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope).
Detran-SP para emitir uma nova placa em caso de extravio; rodar sem o dispositivo é infração gravíssima
Proprietários de veículos podem estar sujeitos a perder a placa, seja por motivo de furto, roubo ou dano, causado pelas fortes chuvas, por exemplo. Nesse caso, com o alto volume de chuvas registrado neste mês no Estado, muitos não sabem como proceder em uma eventual perda da placa do veículo em uma enchente. Em qualquer situação, é obrigatória a solicitação de uma nova, já que circular sem a placa é considerada uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resultando em 7 pontos na carteira, multa no valor de R$ 293,47, além da apreensão do veículo.
O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) explica a seguir o passo a passo para a emissão de uma nova placa. A primeira dica é, em caso de furto ou roubo, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) em uma unidade da Polícia Civil mais próxima ou por meio da Delegacia Eletrônica. Essa é uma medida preventiva, caso a placa seja encontrada por outra pessoa e utilizada indevidamente em outro veículo.
A outra dica é checar toda a documentação do veículo. Só é permitida a emissão de uma nova placa se o veículo estiver devidamente licenciado, ou seja, com todas as taxas em dia e sem multas pendentes. É importante lembrar ao motorista paulista que o Detran-SP disponibiliza as placas no padrão Mercosul desde 2020.
Assim, caso o veículo esteja registrado com a placa no formato anterior (três letras e quatro números), conhecida popularmente como placa cinza, e ocorra a perda desta placa, será necessária a conversão para o novo formato, a do Mercosul (quatro letras e três números).
Já o serviço de emplacamento é executado por empresas estampadoras credenciadas. Atualmente, há cerca de 1.200 espalhadas por todo Estado de São Paulo (lista no link: https://bit.ly/3J3j9yd). Mais informações no site do Detran – www.detran.sp.gov.br.