A pré-temporada da Fórmula 2 tem início apenas dia 11 de fevereiro, mas as equipes já realizaram uma atividade de pista para entender o comportamento da da nova geração de carros, que estreia na categoria em 2024.
O shakedown aconteceu no Circuito da Catalunha, na Espanha, com os vinte pilotos confirmados para a temporada 2024 na pista, mas foi utilizado apenas um carro por equipe. A sessão não tinha como foco o tempo na tabela, mas sim testar a confiabilidade e coletar informações para aprender a operar o novo equipamento. O shakedown teve seis horas de duração e foi dividido em duas etapas.
A primeira, realizada pela manhã, viu as equipes somarem 286 voltas e percorrerem 1.330 km.
A Invicta, equipe que tem o brasileiro Gabriel Bortoleto e Kush Maini como titulares, foi a que mais rodou e registrou um total de 38 voltas. Os times fizeram testes em stints longos e curtos, com o maior deles totalizando 13 giros.
Somando as duas etapas, os times deram 649 voltas e percorreram 3.018 km.
Pierre-Alain Michot, diretor-técnico da Fórmula 2, celebrou o shakedown bem-sucedido.
“O objetivo deste shakedown era fazer as equipes entenderem como o novo carro funciona, para garantir que todos os sistemas estão funcionando bem e saber como tudo se comporta. Estamos muito felizes com o que foi alcançado”, disse Michot.
O próximo passo para o novo monolugar serão os três dias de testes de pré-temporada no Bahrein, com todos os 22 carros, antes da corrida de abertura de 2024.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação