As obras de reforma e ampliação do prédio que irá abrigar o campus de Rio Claro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) começarão no início de fevereiro. O anúncio foi feito pela Construtora Carvalho Costa & Ltda. em reunião realizada na última segunda-feira (22) no paço municipal. O investimento é de R$ 11.925.552,51.
O prefeito Gustavo Perissinotto e o vereador Julinho Lopes participaram da reunião com representantes da construtora e do instituto. O campus local do IFSP será instalado em prédio cedido pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) localizado na Rua 11 no bairro Santana.
“A sede, em uma primeira etapa, terá aproximadamente 3.000 metros quadrados, com portaria, novo bloco administrativo, reforma e ampliação do bloco Hexágono, quadra poliesportiva, laboratórios e 17 salas de aula”, informa o vereador Julinho Lopes. O contrato, assinado em dezembro do ano passado, estabelece prazo de 12 meses para execução das obras.
Também participaram da reunião o secretário municipal de Obras, Valdir de Oliveira; o diretor-geral do câmpus Rio Claro, Eduardo Antônio Modena; o diretor de Infraestrutura e Expansão do IFSP, Fernando César Pereira Gomes; os empresários da Construtora Carvalho Costa, Décio Aparecido Donizeth da Silva e Ermison Cláudio da Silva; e os professores Marcelo Camacho de Souza e Ana Veronica de Oliveira Collyer.
Eixos e cursos
A portaria que autorizou o funcionamento do campus do IFSP em Rio Claro foi assinada pelo Ministério da Educação (MEC) em junho de 2022. O documento permite que o campus tenha até 40 docentes e 26 técnicos administrativos, além de 800 alunos matriculados em cursos regulares.
No ano passado, o município realizou quatro audiências públicas para definir os eixos tecnológicos e os cursos que serão oferecidos no campus local. Através de pesquisa popular foram definidos seis eixos tecnológicos que serão adotados pelo IFSP de Rio Claro: Informação e Comunicação, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Controle e Processos Industriais, Gestão de Negócios e Desenvolvimento Educacional e Social.
A partir desses eixos poderão ser ofertados diversos cursos técnicos: Cerâmica, Segurança, Libras, Informática, Produção de Áudio e Vídeo, Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Automação etc. De acordo com o IFSP, o primeiro curso a ser implantado será no eixo de Informação e Comunicação, que contempla cursos como Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Nuvem, IoT, IA, Big Data, entre outros.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação