Por ser um dos primeiros municípios brasileiros a firmar um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para a prestação de serviços de esgotamento sanitário, há dezesseis anos, Rio Claro atualmente se destaca em saneamento. Com todo o efluente da área urbana da cidade já coletado e oito estações de tratamento em funcionamento – sendo quatro em área urbana e outras quatro nos distritos municipais – o município encerra 2023 mantendo avanços progressivos nos serviços de esgoto.
A concessionária BRK, responsável pela coleta, afastamento e tratamento do esgoto da cidade, apresenta em seu balanço anual as principais obras e serviços executados em 2023. Para o sistema de coleta de esgoto, destaca-se a substituição de 842 metros de redes e emissários, em intervenções que ocorreram nos bairros Distrito Industrial, Jardim Mirassol, Jardim Nova Rio Claro, Jardim Novo I, Jardim Bandeirantes, Jardim Bela Vista, Jardim Cherveson, Jardim Figueira, Jardim Guanabara, Jardim Inocoop, Vila Cristina, Vila Indaiá e Vila Industrial. São ações que modernizaram as tubulações com o uso de materiais mais avançados e duráveis.
Além do programa anual de substituição de redes, a BRK também executou neste ano a extensão de 165 metros do sistema de coleta de esgoto, obras que atenderam ao crescimento urbano do município. As principais expansões aconteceram no Jardim Parque Residencial, Jardim Anhanguera e Jardim Novo.
Para o sistema de tratamento do esgoto, o destaque é um piloto na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim Novo de redução de lodo com aplicação de substrato enzimático. Mantendo uma rotina de trabalho contínua e ininterrupta, as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) operadas pela BRK em Rio Claro receberam durante o ano 16,5 bilhões de litros de esgoto in natura, que foram tratados e devolvidos adequadamente aos córregos e rios da cidade.
O compromisso da concessionária com o município tem mudado as condições do Ribeirão Claro, do rio Corumbataí e do córrego da Servidão nos últimos anos. Esses cursos d’água deixaram de ser poluídos por esgoto com a prestação dos serviços de coleta e tratamento dos efluentes. A despoluição dos rios e os demais avanços em esgotamento sanitário são frutos de investimentos da concessionária em Rio Claro.
“Nosso trabalho é contínuo. Há novos projetos para que o município alcance a 100% de esgoto tratado, além de garantirem a eficiência operacional do sistema de esgotamento sanitário, mantendo Rio Claro como referência em saneamento”, destaca Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Rio Claro.