Velão em lua de mel com as vitórias e os torcedores. No sábado (20), a torcida quente velista marcou presença em bom número no Benitão, para ajudar o Velo a vencer o Monte Azul, por 2×1, em jogo válido pela 2ª. rodada do Campeonato Paulista Série A2.
Foi um jogo difícil. O Velo começou com tudo no ataque, tentando se impor no jogo e teve duas boas oportunidades para abrir o placar. A primeira delas, em cobrança de falta do lateral esquerdo Léo Campos que assustou o goleiro Castellani do Monte Azul. Depois, em cabeçada do zagueiro Miguel Alcântara, após cobrança de escanteio, que levou perigo à meta visitante.
Mas, o Monte Azul, formado em sua maioria por jovens atletas que buscam um lugar de destaque no futebol profissional cresceu no jogo e, com muito ímpeto, em todas as jogadas, conseguiu criar inúmeras dificuldades ao Rubro-Verde, sobretudo, na primeira etapa.
Muito consciente em campo e seguindo à risca a estratégia do técnico Fahel Junior, de valorizar a posse de bola e atacar no momento certo, o Velo Clube, aos poucos, foi encaixando a marcação, equilibrando o jogo e o bom futebol do time velista, foi premiado já no finalzinho do primeiro tempo, quando o lateral direito Samoel Pizzi, recebeu passe primoroso de Felipinho, avançou sobre a marcação adversária e, ao tentar a finta, foi derrubado dentro da área. Pênalti marcado em cima do lance pelo árbitro Gabriel Furlan. Encarregado da cobrança, o camisa 10 Felipinho, com categoria, deslocou o goleiro Guilherme Castellani e saiu em direção à geral do Benitão para receber os cumprimentos de seus companheiros e o aplauso dos torcedores. Com este gol, Felipinho chega a marca de 9 marcados e se iguala a Flávio Carioca e Leleco, os maiores artilheiros do Velo Clube na história recente da Série A2, que compreende o período de 2012 a 2023.
Então, veio a segunda etapa e, logo nos primeiros minutos, quem imaginava que o Monte Azul, atrás no marcador, iria arrefecer os ânimos, enganou-se. A equipe visitante manteve a mesma estrutura tática e intensidade do primeiro tempo, criando dificuldades para o time do Velo. Não havia bola perdida para os garotos do time azul e branco. O esforço, acabou premiado aos 12 minutos, quando, em uma bonita jogada, com boa troca de passes, o atacante Vitinho recebeu na frente, invadiu a área, livrou-se de Gabriel Félix e empatou o jogo no Benitão.
O Velo sentiu o golpe e demorou um pouco até retomar o toque de bola e marcar novamente presença no ataque. As alterações que o técnico Fahel Junior promoveu no time foram bem sucedidas. Na parte final do jogo, o Velo foi com tudo em busca do gol da vitória. Em um cruzamento da direita, a bola viajou pelo alto até a segunda trave e encontrou Rodrigo Gaia, que havia substituído Léo Campos. Livre de marcação e de frente para o gol, o camisa 16 rubro-verde soltou a bomba de pé esquerdo, a bola ainda desviou na zaga do Monte Azul e foi morrer no fundo da meta de Castellani. Explosão de alegria no Benitão. Eram jogados 42 minutos e o Velo marcava o gol que seria o da vitória.
Ao apito final do árbitro, muita festa no gramado e arquibancadas do Benitão, com a conquista dos 3 pontos, que colocam o Velo Clube na vice-liderança do Paulistão Série A2, após duas rodadas. Sem dúvida, um início de campeonato bastante promissor dos comandados de Fahel Junior, que agora enfrentam na quarta-feira (24), na Rua Javari, em São Paulo, o CA Juventus, que ainda não pontuou na competição. Segundo a assessoria de imprensa do Velo Clube, a renda no Benitão na noite de sábado (20), foi de R$45.680,00 com 1.847 torcedores.
Confira as escalações das equipes:
A.E. Velo Clube: 1-Gabriel Felix, 2-Júlio Vaz, 3-Lucas Cezane, 4-Miguel, 6-Léo Campos (16-Rodrigo Gaia), 5-Mateus Norton, 7-Samoel Pizzi, 8-Martinelli (18-Foguinho), 10-Felipinho (19-Danilinho), 9-Mayco Félix (21-Tom), 11-Vandinho (23-Rian). Técnico: Fahel Junior (José Herbert de Jesus Fahel Junior).
Clube Atlético Monte Azul: 1-Guilherme Castellani, 2-Gabriel Souza (13-Fábio Lima), 3-Luís Fernando, 4-Ewerton Porto 917-Christian Eto´o), 6-Berg © (14-Carlos Henrique), 5-Lucas Black, 7-Otávio (20-Carlinhos), 8-Vitinho, 10-Caio Cunha (15-Pingo), 9-Wallace Moraes, 11-Gustavinho. Técnico: Bruno Coutinho Martins.
Cartões Amarelos: Lucas Cezane, Matheus Norton, Samoel Pizzi, Foguinho, Danilinho (A.E. Velo Clube), Guilherme Castellani, Luís Fernando, Ewerton Porto, Christian Eto ´o, Pingo (Atlético Monte Azul).
Por Geraldo Costa Jr. / Fotos: Pedrinho Sarti