A campanha Janeiro Roxo, de conscientização e combate à hanseníase, teve ação na terça-feira (16) no restaurante Bom Prato. Equipe da Fundação Municipal de Saúde esteve no local para orientar e informar sobre a doença. Decoração temática foi montada e a cor roxa foi predominante nas toalhas e flores colocadas em mesas. Também foi elaborado painel com orientações à comunidade.
No Janeiro Roxo, a Fundação de Saúde realiza ações para informar a população e identificar novos casos da doença.
“As unidades de saúde estão intensificando as buscas de casos novos durante as visitas domiciliares, acolhimento e pré-consulta”, observa Valeska Canhamero, que coordena a Vigilância Epidemiológica municipal, acrescentado que também são realizadas palestras e murais informativos.
A Hanseníase atinge nervos periféricos principalmente das mãos, pés e olhos causando dor, inflamação, câimbras, formigamento, dormência nas mãos e pés; diminuição ou perda da força muscular e sequelas muitas vezes irreversíveis. Além disso, podem aparecer manchas hipocrômicas (coloração mais clara do que ao redor) na pele com alteração de sensibilidade térmica e/ou dolorosa e/ou tátil.
A transmissão ocorre por vias aéreas superiores, por meio de tosse, fala e espirro de pessoas doentes e sem tratamento. O tratamento é realizado exclusivamente na rede pública de saúde.
“Quanto mais precocemente forem identificados e tratados os casos novos, mais chances de evitar sequelas e de quebrar a cadeia de transmissão”, ressalta Valeska. Em caso de sintomas, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima da residência.
Foto: Divulgação