Educação de SP recebe matrículas de alunos de todas as idades em janeiro
Pessoas de todas as idades que estão fora da escola e desejam voltar a estudar em 2024 podem procurar uma das mais de 5.000 unidades da rede para efetivar sua matrícula no mês de janeiro. A inscrição pode ser feita inclusive nas escolas que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em um dos 39 Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs).
Em 2023, a rede estadual de ensino atendeu estudantes de até 90 anos de idade. Para se matricular na rede estadual para este ano, o responsável legal ou maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo, apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência. As matrículas seguem neste mês para alunos de todas as idades e que estão fora da rede estadual.
Interessados nas aulas da EJA dos anos finais do ensino fundamental ou CEEJA podem apresentar documento de próprio punho informando o endereço e comprovante de escolaridade, em caso de ausência do histórico escolar. (Fonte: Governo de SP)
USP abre cursos de verão nas áreas de Matemática, Estatística e Computação
A edição de 2024 do Programa de Verão do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP promove 32 cursos de curta duração nas áreas de Matemática, Matemática Aplicada, Estatística e Ciência da Computação, dos quais 23 ainda possuem vagas abertas.
Há opções presenciais, sediadas no instituto no bairro do Butantã, em São Paulo, e online, de forma síncrona, sendo que alguns cursos têm duas turmas. Todos que estão disponíveis no momento são pagos, com taxas variando entre R$ 70 e R$ 300. Podem participar interessados da comunidade interna e externa.
Em sua 53ª edição este ano, o programa acontece entre 8 de janeiro e 23 de fevereiro, mas cada curso segue um calendário e é indicado a um público. Confira aqui a lista completa. A coluna de vagas mostra o número de vagas ativas. Clique no ícone da lupa para acessar mais informações (descrição, modalidade, horário, duração, valor e requisitos).
Para se inscrever, crie seu cadastro (https://www.ime.usp.br/verao/index.php/cadastro/index.php), selecione o curso de interesse clicando no ícone da seta correspondente na página geral do programa (https://www.ime.usp.br/verao/index.php/turmas/apresentacao.php), confirme o processo e pague o boleto. É possível participar de mais de um curso, mas há o limite de uma inscrição por dia.
Em caso de dúvida, entre em contato com a equipe do programa pelo telefone (11) 3091-6169 ou e-mail verao@ime.usp.br. (Fonte: Governo de SP)
Edital do concurso público nacional unificado será publicado nesta quarta
Será publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (10) o edital com as regras para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que selecionará 6.640 servidores para 21 órgãos públicos. A previsão é de que as inscrições estejam abertas entre os dias 19 de janeiro e 9 de fevereiro e que a prova seja aplicada no dia 5 de maio.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o edital apresentará “informações sobre os blocos temáticos, conteúdos das provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais”.
Em nota divulgada pela pasta, a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Regina Camargos, adiantou que a metodologia a ser adotada no concurso é inovadora, e que as provas serão aplicadas em 220 cidades de todo o país por meio de parceria com o Cesgranrio.
“É um feito inédito que exige preparação inédita também”, informou a secretária ao explicar que a ampliação do número de cidades tem por objetivo,garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade.
Entre as inovações a serem adotadas está a previsão de que uma inscrição valha para o processo seletivo de mais de um órgão. Outra novidade é a busca pela “igualdade de oportunidades de acesso” aos cargos públicos efetivos. (Fonte: Agência Brasil)