Caso se confirme, será acertada ao nosso ver, a contratação de Dorival Jr., 61 anos, para técnico da seleção brasileira. É o que assinala, Ednaldo Rodrigues, reconduzido ao cargo de presidente da CBF.
Segundo o mandatário, além de Dorival, o ex-lateral esquerdo do Flamengo, Filipe Luís, que se aposentou ao final de 2023, assumiria como coordenador de seções.
No caso de Dorival, trata-se de um profissional competente, experiente e ponderado, qualidades essenciais para quem exerce cargo de liderança, quanto mais, em se tratando de técnico da seleção brasileira, atualmente em baixa, amargando pífia colocação nas eliminatórias sulamericanas e vindo de seguidas derrotas, algo incomum, na história da única seleção cinco vezes campeã do mundo.
Quem sairá perdendo com a possível ida de Dorival Jr para a seleção será o São Paulo FC que conta atualmente com o trabalho do profissional. Talvez o São Paulo busque no mercado internacional um substituto à altura, mas, se observar atentamente o mercado interno, encontrará profissionais como Vojvoda e Caixinha, que, embora empregados, dificilmente recusariam a um convite de um clube da grandeza do Tricolor Paulista. É esperar pra ver.
Em se falando um pouco de Copa São Paulo, decepcionante os resultados obtidos pelas equipes locais de Velo Clube e Rio Claro FC na primeira rodada da competição. Derrotas e, pior, nenhum gol marcado. Aliás, a disparidade técnica entre os grandes clubes e os clubes de menor expressão é, a cada ano, maior, o que compromete a disputa. Enquanto os primeiros buscam o título, os demais, buscam projeção em nível nacional e, talvez, a revelação de algum jogador que justifique o investimento.
Para muitos, senão a maioria dos jogadores, a possibilidade de chegar ao profissional é o objetivo maior. Afinal, o futebol, tornou-se neste país de famintos e miseráveis, o meio mais acessível para ascender socialmente.
Importante destacar, porém, que, conforme dados estatísticos da própria CBF, mais de 80% dos jogadores de futebol profissional do Brasil ganham até um salário mínimo. Sonhar é direito de todos. Boa sorte a eles!
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Abraão Soares