Fluminense e Manchester City-ING fazem nesta sexta-feira (22), às 15 horas (Brasília) a grande final que vai apontar um campeão inédito do Mundial de Clubes da FIFA.
O jogo acontece no estádio King Abdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita e terá um duelo à parte. Nas áreas técnicas, estarão lado a lado, os treinadores Fernando Diniz, do Fluminense e Pep Guardiola, do Manchester City.
Ou seja, será o enfrentamento entre o atual técnico da seleção brasileira, ainda que interino, com aquele que poderá vir a ser em futuro breve, o técnico da seleção cinco vezes campeã do mundo.
Para chegar à grande decisão, o Fluminense eliminou na semifinal o Al Ahly do Egito, pelo placar de 2×0, gols de John Arias (pênalti) e John Kennedy em bonita joga individual.
O Manchester City, por sua vez, passeou na outra semifinal e venceu com facilidade o Urawa Reds do Japão pela clássica contagem de 3×0, tendo como artilheiros na partida, Hoibraten (contra), Kovacic e Bernardo Silva.
Mesmo com a ausência de dois importantes titulares, o meia belga De Bruyne o atacante norueguês Erling Halland, o Manchester City é apontado pela imprensa esportiva mundial como grande favorito ao título.
EXPERIÊNCIA E JOVIALIDADE
O Fluminense tem a seu favor, diante de uma equipe que é uma verdadeira seleção do mundo, o fato de contar no seu elenco com jogadores de muita experiência, inclusive internacional, como o volante Felipe Melo que vem atuando como zagueiro e o lateral Marcelo, que, durante as partidas tem a liberdade de se aventurar no meio campo e no ataque. Marcelo, 35 anos, tem no currículo nada menos que 4 títulos do Mundial de Clubes pelo Real Madrid-ESP, nos anos de 2014, 2016, 2017 e 2018. Além deles, o Tricolor Carioca tem o goleiro Fábio, 41 anos, o meia Ganso e o artilheiro German Cano que, passou em branco na semifinal, mas é esperança de gols do Fluminense no jogo que vale o título.
Como destaques da equipe, o Fluminense tem ainda a ousadia e jovialidade do bom atacante John Kennedy, a velocidade de Keno e a habilidade do colombiano John Arias.
AOS OLHOS DO MUNDO
Certamente, a final do Mundial de Clubes da FIFA irá atrair a atenção de todo mundo esportivo. E, de duas uma, será a consagração máxima da nova potência do futebol mundial, o Manchester City, nas mãos daquele que, por muitos, é considerado o maior treinador de todos os tempos, ou será a redenção do combalido futebol brasileiro e sulamericano que não sabe o sabor de uma conquista tão importante como o Mundial de Clubes, há muito tempo. Vale destacar que, desde 2012, quando o Corinthians derrotou o Chelsea-ING, um clube sul-americano não conquista o torneio.
Confira as prováveis escalações:
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Ganso; Arias, Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz
MANCHESTER CITY: Ederson; Kyle Walker, Rúben Dias, Aké e Gvardiol; Rodri e Kovacic; Bernardo Silva, Foden e Grealish; Julián Álvarez. Técnico: Pep Guardiola.
ARBITRAGEM
A FIFA escalou o experiente árbitro polonês Szymon Marciniak para apitar a final do Mundial de Clubes. Marciniak foi também o árbitro da final da Copa do Mundo de 2022 e da final da Liga dos Campeões da Europa este ano. Apitou também, uma das semifinais do Mundial de Clubes, em disputa, na qual o Fluminense derrotou o Al Ahly do Egito, por 2×0.
TRANSMISSÃO
O jogo final do Mundial de Clubes entre Fluminense x Manchester City-ING terá transmissão ao vivo pela TV Globo e, também no canal Cazé TV no Youtube, a partir das 15 horas.
DISPUTA DO 3º. LUGAR
Pra quem gosta de acompanhar tudo, a pedida é a disputa do 3º. lugar do Mundial de Clubes da FIFA que acontece também nesta sexta-feira (22), entre Al Ahly do Egito e Urawa Reds do Japão, a partir das 11h30 (Brasília).
Por Geraldo Costa Jr.