A cada ano que passa, a Associação Atlética Boa Vista vai se tornando uma grande força do futebol amador rioclarense. Já são 4 títulos nos últimos 5 anos, o que vem coroar de êxito o trabalho muito bem feito pela diretoria do time alvirrubro que, este ano, inclusive, inaugurou o seu estádio distrital.
Pra fechar 2023 de maneira espetacular, veio o título do Campeonato Amador Série A, promovido pela Liga Municipal de Futebol, que, na atual temporada levou o nome de “Renato Scupim” em uma justa e merecida homenagem ao ex-goleiro que defendeu vários clubes profissionais e amadores, entre eles, o próprio Boa Vista.
Ano passado, o título escapou das mãos do Boa Vista, quando da derrota na final para o CA Juventus. Este ano, porém, a Fúria Vermelha da Zona Norte, empurrado por sua numerosa e vibrante torcida foi à forra e venceu o forte time do Porto FC de Santa Gertrudes, que, em 2023, prova que chegou pra ficar, com a conquista do título da 1ª. Copa da Liga, no primeiro semestre e o vice-campeonato amador Série A.
O jogo, o segundo da final, disputado na manhã de domingo (10), no estádio Schmidtão, reuniu bom público e as torcidas de ambas as equipes marcaram presença nas arquibancadas, além dos esportistas em geral.
Em campo, um futebol bem jogado, com técnica e disciplina. E aos final dos 90 minutos, o empate de 0x0, mesmo placar do primeiro jogo, demonstrou o equilíbrio de forças entre as equipes. O que vale um elogio a ambos os treinadores, Claudio Cruz, pelo Boa Vista e Sandro Beltramin, pelo time do Porto, que puseram suas equipes no ataque o que exigiu boas atuações dos dois goleiros.
As melhores oportunidades na primeira etapa foram do Porto. Mas, no segundo tempo, quem mais esteve perto do gol foi o Boa Vista. A arbitragem segura, soube conduzir bem a partida, arrefecendo os ânimos mais exaltados, com diálogo e autoridade, nos momentos certos, de modo que o jogo pudesse fluir naturalmente.
Na disputa de pênaltis, os batedores do Boa Vista foram mais felizes nas cobranças e deram o título à sua equipe, por 4×1. Vale mencionar, o bom trabalho da nova diretoria da Liga Municipal de Futebol, que tem à frente o esportista Daniel José Patrocínio, e que, apesar do curto espaço de tempo, já demonstra bom trabalho, bem intencionado e com novas ideias, que geram a expectativa de um campeonato amador ainda melhor em 2024.
O D’Esportes parabeniza jogadores, membros das comissões técnicas, dirigentes e torcedores da AA Boa Vista de Rio Claro, tetra campeão do futebol amador Série A da LMF e, também, do Porto FC de Santa Gertrudes, digno vice-campeão.
Confira o elenco do campeão Boa Vista: Cleitinho, Douglas Cordeiro, Ederson Nadai, Eduardo Barbosa, Erivaldo, Evandro, Fabricio, Gabriel, Gustavo Bateloche, Gustavo Luiz, Israel, Jean Carlos, Joilso, Julio Cezar, Leonardo Conceição, Leonardo Forte, Lucas Gabriel, Lucas Rodrigues, Luiz Fernando, Maicon Severiano, Maikon Ramos, Matheus Guilherme, Paulo Henrique, Paulo Alencar, Richard Vieira, Rodolfo, Ronaldo Luiz, Victor Gonçalves, Weligton Matheus.
A Comissão Técnica do Boa Vista tem à frente o técnico Claudio Riciani da Cruz, que tem como auxiliares: Adriano Ferreira, Anderson Souza e Márcio Santos.
Por Geraldo Costa Jr. / Fotos: Paulo Galdino