As imagens chocam, os relatos causam revolta, a Patrulha de Proteção Animal age, mas os casos de maus-tratos contra animais vão se repetindo na cidade. Se nos últimos meses e semanas o Diário do Rio Claro não passou muito tempo sem noticiar casos relacionados a cães, por exemplo, esta semana uma ocorrência envolvendo cavalos abandonados é destaque.
Na tarde de quarta-feira, dia 29 de novembro, por volta das 15h a viatura da Patrulha de Proteção Animal da Guarda Civil prestou apoio ao Canil Municipal, no bairro Jardim Bandeirantes, onde receberam uma denúncia de maus-tratos a cavalos.
No local os Guardas observaram um terreno amplo, arborizado e com várias baias, dentre elas havia uma improvisada, com um único cavalo, branco, sem alimento e extremamente magro. Devido às condições do animal, ele foi recolhido e encaminhado ao Canil Municipal.
Ainda no mesmo local foi localizada uma baia fechada, feita de placas metálicas e contendo mais dois cavalos brancos. Um dos animais estava extremamente magro e também foi recolhido ao Canil Municipal.
Duas pessoas se apresentaram como tutores dos cavalos e foram qualificados e informados da situação e das providências a serem tomadas. A médica do Canil Municipal acompanhou o atendimento da ocorrência, a qual atestou a necessidade da remoção dos animais ao Canil Municipal para receberem o tratamento adequado.
Os Guardas apresentaram os dados no Plantão Policial, onde os tutores serão intimados a prestarem declarações referente as condições dos animais. Eles deverão responder inquérito que pode resultar em denúncia à Justiça e penalização.
Foto: Divulgação