A engenheira civil rio-clarense Lígia Marta Mackey é a primeira mulher eleita para a presidência do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo). A eleição aconteceu na semana passada e Lígia angariou nada menos do que 67% dos votos válidos, num universo de 22 mil ‘eleitores’, ou seja, profissionais dessas áreas, vinculados ao CREA-SP, que votaram no pleito.
Formada pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EPP) da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP), Lígia foi vice-presidente do Conselho paulista em 2022 e assumiu a liderança por um período de seis meses, quando o presidente Vinicius Marchese esteve licenciado. Apesar disso, a autarquia nunca havia elegido uma mulher para a função em 90 anos de história.
“É um momento único, com certeza. Para o Crea-SP e para mim. Me sinto honrada em ter o aval da maioria dos profissionais para continuar esse trabalho tão importante de inovação que vem transformando os serviços do Conselho e toda a nossa cultura organizacional”, afirma.
“A Lígia conhece muito bem o Crea-SP, como integrante do Sistema e enquanto profissional. Tem total capacidade de presidir o Conselho e nos mostrou isso ao vencer essas eleições. Temos a garantia de que as profissões seguirão sendo prioridade”, comenta o presidente Vinicius Marchese, que também venceu nessas eleições, mas para a presidência do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agricultura).
Na bagagem para o desafio, a nova presidente do CREA-SP soma passagens pela Associação de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia de Rio Claro (AERC), onde foi presidente por dois mandatos; pela União das Associações de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Baixa e Média Mogiana (UNABAM), em que foi coordenadora; e pela diretoria de Entidades de Classe do Conselho. A posse da engenheira será em janeiro de 2024. Com informações do portal www.tiinside.com.br
Foto: CREA SP