Um projeto de educação ambiental que ensina sobre a importância das abelhas nativas para a biodiversidade e a produção de alimentos está sendo desenvolvido em parceria entre o Rotary Club de Rio Claro Sul, a Chácara Alternativa e o Instituto Estação do Bem, bem como as secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Educação.
O projeto atende estudantes da rede pública de diferentes níveis de ensino, que visitam a Chácara Alternativa para conhecer os diversos atrativos ecológicos do local, como aquaponia, plantas comestíveis (panc), frutíferas, horta, captação e reuso da água da chuva, animais da mini fazendinha, compostagem, minhocário, meliponário e outros.
O foco do projeto são as abelhas melíponas, que são nativas, indígenas e sem ferrão. Os alunos aprendem sobre a história, a estrutura social, a genética e o comportamento dessas abelhas, que são responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas nativas do Brasil. Os alunos também participam de oficinas de confecção de iscas para captura de abelhas melíponas, que são instaladas nas escolas.
O objetivo do projeto é capacitar alunos e professores a serem agentes multiplicadores sobre a importância das abelhas para a humanidade, pois sem elas não há vida no planeta. Os estudantes e professores capacitados ajudam a conscientizar outras pessoas que as abelhas nativas não oferecem perigo, ao contrário, são responsáveis pela melhor qualidade de vida do ser humano e do seu entorno.
Além disso, o projeto também prevê o plantio de árvores e plantas nativas com potencial melipônico nas escolas, para formar um jardim onde todos possam vivenciar os hábitos das abelhas. A secretaria de Meio Ambiente se compromete a fornecer as mudas de plantas melíferas, a Secretaria de Agricultura de plantá-las, além das mudas doadas por uma floricultura parceira.
Na primeira fase do projeto, ocorrida em fevereiro de 2023, o Rotary Club de Rio Claro Sul investiu na compra de um equipamento de marcenaria para facilitar a confecção de caixas de abelhas com madeiras descartadas de paletes. As caixas são apropriadas para cada espécie de abelha e possuem um visor de acrílico para observação.
Os professores que participam do projeto recebem treinamento dos instrutores da Chácara Alternativa e certificados da Secretaria da Educação, que podem incluir em seus currículos. Os treinamentos têm a duração necessária até que todos estejam aptos a cuidarem de forma autônoma dos seus meliponários, que são os locais onde são criadas as abelhas nativas de forma racional.
O projeto é uma iniciativa que visa contribuir para a conservação da biodiversidade, a educação ambiental e a segurança alimentar da população, através do incentivo à criação e à valorização das abelhas nativas, que são essenciais para a vida no planeta.
São parceiros e/ou voluntários da Chácara Alternativa para desenvolver o projeto Abelhas do Bem junto ao Rotary Club Rio Claro Sul, a Estação do Bem, a Qcausa Impacto Social, a Sustentare, a Casa do Construtor, a Noutra Design, a GR Negócios Online, a Floricultura 2000, a prefeitura de Rio Claro, por meio das secretarias do Meio ambiente, Agricultura e Educação, e apoio das empresas CBB Cesta Básica e Construtora Geromel.
Junte-se ao Rotary e venha também fazer a diferença. O Rotary Club de Rio Claro Sul reúne-se às terças-feiras na sede da Associação dos Rotarianos de Rio Claro, às 20 horas, na Avenida 12, 231, entre as ruas 2 e 3, Centro. Envie-nos uma mensagem pelo Facebook @rotaryclubrioclarosul ou pelo e-mail: carlosbaccaro@uol.com.br para mais informações.
Foto: Divulgação