Rio Claro têm risco de incidência de chuvas intensas até sábado. Tanto que a Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), emitiu alerta para fortes chuvas que atingirão o estado de SP. A passagem de uma frente fria vem criando, desde ontem, condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento entre 40 e 80 km/h.
Vale lembrar que no último domingo um temporal atingiu a cidade, que recebeu 80 milímetros de chuva concentrados em menos de uma hora, causando muitos estragos. A Prefeitura de Rio claro tem mantido um comitê específico em alerta para fazer frente à demanda de chamados.
Já em relação ao novo alerta para as condições de chuvas, na Região Metropolitana de São Paulo, os acumulados devem ser de 125mm. Em Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, 70mm. Em Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto, Itapeva, Vale do Ribeira, 100mm. Nas regiões de Marília, Presidente Prudente, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, 110mm. Na Baixada Santista, 120mm. Campinas e Sorocaba, 170mm. E para o Litoral Norte são esperados 175mm. Especificamente para Rio Claro pelo menos 60 milímetros de chuva esta semana já eram previstos.
Os moradores destas regiões devem permanecer atentos às recomendações da Defesa Civil. Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores. Jamais enfrente áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel. Ao ouvir um trovão, procurar um local coberto.
As pessoas que moram em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro. Com informações do governo estadual.
Foto: Diário do Rio Claro