Rio Claro intensifica ações contra a dengue em semana de mobilização
Rio Claro realiza a partir de segunda-feira (27) a Semana de Mobilização contra a Dengue, quando a Fundação Municipal de Saúde irá intensificar ações preventivas à doença. “Os agentes de controle de endemias farão vistorias em imóveis desocupados e também serão realizadas atividades de orientação à comunidade”, destaca Pedro Buzzá, que coordena o Centro de Controle de Zoonoses.
Cartazes com informações sobre a doença serão colocados em estabelecimentos comerciais e prédios públicos. Na quinta-feira (30) das 8 horas ao meio-dia haverá exposição e orientação à comunidade no Jardim Público.
“A informação é importante aliada para engajar a comunidade na prevenção à dengue”, observa Valdirene Bordin, responsável pelo setor de combate a endemias. As atividades terão o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Rio Claro).
Boletim divulgado nesta quinta-feira (23) pela Vigilância Epidemiológica aponta que neste ano Rio Claro tem 694 casos de dengue. Não há casos neste ano no município de chikungunya, zika vírus e febre amarela, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. (Fonte: Divulgação)
Conselho de Saúde participa de reunião sobre atendimento à população LGBTQIAPN+
Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Rio Claro participaram na sexta-feira (17) de reunião com representantes do Movimento pelo Ambulatório Trans de Rio Claro e do Coletivo LGBT Comunista.
Durante a reunião, o movimento solicitou o apoio do conselho de saúde para a implantação de ambulatório trans no município.
“Na ocasião o Conselho Municipal de Saúde pode apresentar a proposta Nº 19 da 15ª Conferência Municipal de Saúde, que propõe à Fundação Municipal de Saúde a implantação de uma política pública municipal e do ambulatório municipal de saúde voltado ao cuidado integral da saúde da população LGBTQIAPN+”, observa Américo Valdanha Netto (CREF 061389-G/SP), presidente do Conselho Municipal de Saúde. O presidente do conselho também destaca que a Fundação Municipal de Saúde tem se movimentado nesta questão e que a reunião pode aprofundar a discussão quanto ao modelo adequado de ambulatório para atender a população no município.
A reunião também contou com a presença de Renan Lira da Silva, conselheiro estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. (Fonte: Divulgação)
Servidores da Saúde elegem membros da nova Cipa
Os servidores da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro elegeram membros para a gestão 2024 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa). A apuração dos votos foi na quinta-feira (23).
A abertura das urnas e apuração dos votos foi feita pela comissão eleitoral da Cipa. A votação foi na segunda e terça-feira e cada servidor votou em seu local de trabalho.
Foram eleitos os titulares: Juliana de Carvalho; Alessandro Ribeiro; Diego da Silva; Hiago Bueno; Laércio da Silva Junior; Cristiane Lazzari; Dayanne Bento; Flávia Marquiafável; Sandra Litoldo; Marcelino Schnetzler; e Franciele Sanchez. E os suplentes: Tadeu Milher; Ledilene Affonso; Laysa Hernandes; Daniel Barreto; Benedito Alves Neto; Antonio Diniz; Cleide Caperucci; e Stella Barreto. Também irão compor a Cipa representantes indicados pelo empregador. (Fonte: Divulgação)
Fotos: Divulgação