A temporada de 2023 da Fórmula 1 se aproxima de sua grande final neste fim de semana, no Grande Prêmio de Abu Dhabi.
E a classificação, tanto no Mundial de Pilotos quanto no Mundial de Construtores, está fervilhando depois do GP de Las Vegas.
O circuito Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos, promete ser o palco de um emocionante encerramento de uma temporada repleta de ação, estratégia e reviravoltas.
Mundial de Pilotos
No topo da tabela do Mundial de Pilotos, Max Verstappen, com impressionantes 549 pontos, tem dominado a temporada. Sua vitória em Las Vegas foi um marco, igualando-o ao lendário Sebastian Vettel em número de vitórias.
Em segundo lugar, com 273 pontos, está Sergio Pérez, que teve um desempenho consistente durante toda a temporada. Ele chegou em terceiro no GP de Las Vegas e, assim, selou o vice-campeonato da F1 2023, abrindo 41 pontos em cima de Lewis Hamilton – o ícone da Mercedes, ocupa o terceiro lugar com 232 pontos. Com apenas 26 pontos em jogo no GP de Abu Dhabi, Hamilton não tem como brigar mais pelo vice.
Mundial de Construtores
No Mundial de Construtores, a Red Bull Racing lidera com folga, somando 822 pontos. Esta pontuação ressalta a força e consistência da equipe ao longo da temporada, já tendo comemorado com antecedência o título de hexacampeã do Mundial de Construtores.
A Mercedes, com 392 pontos, e a Ferrari, com 388, estão em uma acirrada luta pelo segundo lugar.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação