O comércio de Rio Claro terá horário especial para atender aos consumidores na Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (24). As lojas de rua vão funcionar em horário estendido na sexta e no sábado oferecendo mais tempo e comodidade para que os clientes façam suas compras, aproveitando as ofertas e promoções disponíveis.
De acordo com o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Rio Claro), o comércio de rua abrirá das 9 às 22 horas na sexta-feira, dia 24, e das 9 às 18 horas no sábado, dia 25. No Shopping Rio Claro, os estabelecimentos funcionarão em horário normal, das 10 às 22 horas.
Há vários dias, as lojas vêm anunciando descontos e promoções para atrair os consumidores e alavancar as vendas. Para evitar qualquer tipo de problemas, a Fundação Procon-SP dá algumas dicas aos clientes de forma a garantir compras mais seguras.
“O consumidor deve analisar, durante a promoção, as condições de pagamento oferecidas, as taxas de juros cobradas e os prazos para quitação. É fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento”, orienta o Procon.
Compras on-line
Todo cuidado é pouco na hora de comprar pela internet. Para diminuir o risco de problemas, o Procon-SP recomenda que “antes de comprar é importante verificar se o perfil ou o site possui reclamações (se não houver comentários, desconfie). Também é recomendável ter cuidado com preços baixos demais, que podem ser uma armadilha, além de dar preferência a fornecedores que informem canais de atendimento, CNPJ e endereço físico”.
Além disso, o órgão recomenda que o consumidor fique atento à forma como procura o fornecedor. “Não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens, sem antes checar no canal oficial do fornecedor se aquela forma de contato está correta”. Outra dica é “observar atentamente os dados da empresa em boletos, a titularidade de contas para depósito e outas informações, também ajudam o consumidor a identificar possíveis fraudes”.
Por Redação DRC / Foto: Diário do Rio Claro