Um grande show-tributo ao pianista Dom Salvador será realizado nesta sexta-feira (17) no Casarão da Cultura, na Avenida 3 com a Rua 7, Centro de Rio Claro. O evento terá início às 20 horas com entrada gratuita.
Dom Salvador é rio-clarense e domina o cenário internacional da música instrumental como um dos criadores do movimento samba-jazz, uma mistura do samba brasileiro com o jazz americano. Com formação clássica em piano, seu grupo Rio 65 trio foi um dos marcos desse movimento da música instrumental brasileira, e é referência em múltiplos estilos musicais, indo muito além do samba e bossa-nova.
Após o Rio 65, Salvador também foi fundador do grupo Abolição, que revolucionou a música brasileira misturando o funk, jazz e samba. Dom Salvador também alcançou uma carreira marcante no exterior, com sucessos na própria carreira ou como arranjador de outros artistas, como, Harry Belafonte (do qual foi também seu diretor musical) e Charlie Rouse. Mais recentemente, venceu o prêmio da Música Brasileira em 2012 com o disco “The Art of Samba Jazz”, onde mostra suas composições em uma formação de sexteto com forte abordagem jazzística.
Nesta sexta, o tributo ficará a cargo do quarteto formado pelo pianista Carlos Roberto Oliveira, Rodrigo Ursaia na flauta e saxofone, Sidiel Vieira no baixo, e Mauricio Zottarelli na bateria. O repertório será totalmente formado por composições de Dom Salvador, marcando vários momentos de sua brilhante carreira.
Foto: Reprodução/Facebook