Rio Claro pode dizer finalmente que tem a sua Festa Literária. Iniciativa das mais dignas e meritórias da Secretaria Municipal de Cultura, através do titular da pasta, o Prof. Dalberto Christofoletti, pessoa culta, amante do livro e da leitura e que sabe reconhecer a importância da Literatura na formação cultural e moral do cidadão.
A 1ª Festa Literária de Rio Claro, que começou ontem (13), vai até o dia 15, com atrações musicais, teatrais, e, é claro, muita Literatura, com exposição, troca de livros entre o público participante da feira, rodas de conversa com temáticas atuais e presentes na moderna literatura brasileira.
Também está previsto o lançamento da Coletânea Autores de Rio Claro, inicialmente, no formato e-book, que será disponibilizado gratuitamente aos interessados. E, para futuro breve, o lançamento da Coletânea no formato livro físico. A Coletânea dos Autores de Rio Claro, reúne 70 escritores rioclarenses que apresentaram seus trabalhos atendendo ao chamado da curadora Vivian Guilherme, jornalista e também escritora rioclarense que estará, inclusive, apresentando seu mais recente projeto literário, o romance O Cara do Poster. A autora vai conversar com os leitores para falar um pouco sobre sua experiência na elaboração e publicação do livro.
Concomitantemente à 1ª. Feira Literária de Rio Claro, continua até o dia 20 deste mês, no Jardim Público, ao lado do Coreto, a 63ª. edição da Feira do Livro Espírita de Rio Claro, este ano, promovida pela Casa Espírita Fraternidade.
No Brasil, o gênero literário espírita tem grande aceitação do público leitor, trazendo esclarecimento às mentes inquietas em busca de respostas aos porquês da vida e também levando conforto aos corações aflitos, sempre à luz dos ensinamentos morais de Jesus Cristo.
É senso comum entre as pessoas afeitas à leitura que ler é hábito que se adquire. Há literatura para todos os interesses e gostos. E Rio Claro pode se dizer privilegiada nesse aspecto porque conta com três bibliotecas públicas que oferecem gratuitamente, a título de empréstimo para posterior devolução, ótimos livros de todos os gêneros. A mais antiga, o Gabinete de Leitura, centenária instituição, patrimônio cultural de Rio Claro, que vem recebendo melhorias que dão ao prédio e suas instalações nova vida e novos ares.
Outro ponto de leitura acessível ao público em geral em Rio Claro, é a Biblioteca do Centro Cultural que, poderá, inclusive, ser visitada durante a 1ª. Feira Literária de Rio Claro, que atua no mesmo sistema do Gabinete de Leitura.
O pungente e dinâmico bairro Cervezão e toda zona norte de Rio Claro, de numerosa população, conta também com uma Biblioteca Municipal a serviço do público em geral, funcionando diariamente.
Apesar dos modernos meios de comunicação, durante muito tempo ainda, o livro físico terá o seu espaço garantido na vida cultural de um povo. As vantagens do livro físico são inúmeras. Ele não depende de pilha, bateria, fio, tomada, carregador e cabo. Não está sujeito às intempéries da natureza, cada vez mais imprevisíveis. Pode ser levado aonde quer que vá o leitor. É um amigo fiel, companheiro pra todas as horas e sempre ao alcance das mãos.
Para os que ainda não descobriram os benefícios dos livros para a vida humana, sugerimos que se arrisquem sem pretensões ou expectativas a essa prazerosa aventura. Comece por ler pequenos textos, como por exemplo, contos, poesias e poemas. Depois, se arrisque às novelas e aos romances. Se o leitor iniciante nos permite a sugestão, comece com escritores brasileiros como Fernando Sabino ou estrangeiros como Ernest Hemingway que falam do coloquial com a maestria dos grandes autores. São apenas duas sugestões, aquelas que este espaço nos permite apontar.
E quanto à você, jovem papai ou mamãe, antes de iniciar o seu lindo filhinho ao manuseio do celular experimente interagir com ele a partir da leitura de livros infantis e aqueles adequados à literatura infantil. Você estará prestando um relevante serviço àquele que será um futuro cidadão deste país, destinado a ser a locomotiva do mundo.
Mais sobre livros? Semana que vem, prometo. Agora, vamos ao nosso indispensável cafezinho de todas as manhãs. Hoje, no sempre movimentado e ótimo Data Vênia, aqui ao lado da redação do Diário, onde sempre somos muito bem recebidos.
E, quem sabe, a gente se encontra lá na 1ª. Feira Literária de Rio Claro, afinal, ia me esquecendo, integro a Coletânea de Autores rioclarenses, com o conto “Quando o Sol se Põe”. Bom dia a todos. Seja esta uma linda manhã de terça-feira, com saúde e paz.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Rede Social