Nesta quinta-feira (9) o município de Rio Claro inicia a Mostra Teatral 2023, evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura. A mostra terá várias novidades para este ano, incluindo novos locais e variados formatos de apresentações e irá até o próximo dia 19.
Além do palco do Centro Cultural Roberto Palmari, as peças teatrais também serão apresentadas no Museu Amador Bueno da Veiga, na Toca e na Sociedade Philarmônica Rioclarense. “O objetivo é ampliar o acesso do público ao teatro”, observa o secretário municipal da Cultura, Dalberto Christofoletti.
De acordo com a programação da mostra, nesta quinta-feira (9), às 20h30, a apresentação será na Toca, localizada na Rua 1 nº 2037, entre as avenidas 18 e 20. Na sexta-feira (10), será no Museu Histórico, na Rua 7 esquina da Avenida 2. E, no sábado (11), às 19 horas, na Philarmônica, na Rua 5 esquina da Avenida 5. As demais apresentações serão todas do dia 14 ao 19, no Centro Cultural.
Paralelamente à mostra teatral estará sendo produzido um documentário aprovado na lei Paulo Gustavo para registrar um pouco do making of e uma breve biografia de cada grupo ou companhia que estará se apresentando. O projeto é coordenado pelo diretor e ator de teatro Luiz Henrique Santos que explica que “a ideia é realizar a gravação do documentário esse ano e abrir com ele a mostra teatral do ano que vem”.
Para o dia 18, às 20h, está prevista uma homenagem aos artistas de teatro e pessoas que trabalharam no meio teatral de Rio Claro e que faleceram neste ano. Serão homenageados a atriz e cantora Ariana Castellano Pieroni, o ator e cantor Etvaldo Klain, o ator Antonio Zanetti e Dalton Aparecido Tomaselli, que foi segurança no Centro Cultural.
“A mostra terá apresentações teatrais para todos as idades e públicos. Estamos todos nos comprometendo com muito esmero e carinho para que tudo saia no agrado do público”, comenta o diretor e ator de teatro Luna Júnior, que está na coordenação da mostra.
Foto: Divulgação