A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, recebeu nas últimas semanas, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim Novo, a visita de alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental da escola municipal “Ephraim Ribeiro dos Santos” e de alunos do curso de engenharia ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC – USP).
A atividade faz parte do programa Portas Abertas, que é realizado no município desde 2013 e consiste em visitas monitoradas às instalações de uma das estações de tratamento de esgoto da cidade. A ação tem por objetivo proporcionar conhecimento sobre o sistema de esgotamento sanitário da cidade.
A atividade se inicia com uma palestra introdutória sobre todo o sistema, bem como o contexto das várias etapas do processo de tratamento do esgoto realizados na ETE Jardim Novo. Na sequência, os visitantes são conduzidos a uma visita à área operacional para que possam observar cada etapa do processo de tratamento do esgoto. Ao final, os participantes têm a oportunidade de conhecer o Museu dos Encanadores, que reúne uma curiosa coleção de objetos retirados das redes de esgoto do município.
“A visitação à ETE é uma oportunidade de proporcionar conhecimentos práticos sobre saneamento aos estudantes, tomando como base assuntos que já são debatidos pelas instituições de ensino em sala de aula”, destaca Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK.
Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail sustentabrisp@brkambiental.com.br. As atividades são gratuitas e disponibilizadas de forma presencial e on-line.
Foto: Divulgação