Recordes de medalhas para o Brasil nos Jogos Pan-americanos de Santiago do Chile. Foi o maior número de medalhas conquistadas pela delegação brasileira na história da competição, com 205 medalhas no total, superando as 169, conquistadas em Lima, Peru, há 4 anos. Ao todo, foram 66 medalhas de ouro e 73 de pratas.
Destaques para a natação com total de 27 medalhas. Guilherme Caribé venceu os 100m livre com o tempo de 48.06s. Outra modalidade que atuou muito bem no Pan de Santiago foi o Atletismo, que somou 23 medalhas. Com 2 ouros e 1 prata, Lucas Vilar venceu a prova individual dos 400m com o tempo de 45s77.
A equipe feminina de Ginástica Artística brasileira, com 14 medalhas, teve também bom desempenho no Chile, mesmo sem a presença da campeã olímpica e mundial Rebeca Andrade.
No Boxe, foram nada menos que 12 medalhas e 9 vagas olímpicas. Dentre elas, a conquistada pela rio-clarense Jucielen Romeu, ouro na categoria até 57 kg.
A equipe de Judô do Brasil obteve 16 medalhas, sendo 7 de ouro, cravando a melhor campanha em todas as edições disputadas. Foram 59 vitórias e a frustração ficou por conta da derrota na final por equipes para o time cubano, que continua sendo um dos melhores das Américas.
A Canoagem, que teve o retorno do campeão olímpico Isaquias Queiroz às competições após quase um ano ausente, teve participação discreta. Mesmo assim foram 8 medalhas, sendo 3 de ouro e 5 de prata.
No Tênis, o Brasil obteve 5 medalhas e Laura Pigossi conquistou a vaga olímpica e faturou a medalha de ouro de duplas com Luisa Stefani. Já o Tênis de Mesa trouxe 7 medalhas de Santiago, sendo 2 de ouro, com destaque para Hugo Calderano, que se sagrou tricampeão pan-americano.
Outra modalidade que fez bonito no Pan 2023 foi o Triatlo, com 2 medalhas de ouro, sendo uma delas, para Miguel Hidalgo, na prova individual.
O Hipismo brasileiro também teve bom desempenho nos Jogos Pan-americanos de Santiago. Ao todo, foram 6 medalhas. Destaque para o conjunto João Victor Marcari e o cavalo Fell Good, medalha de prata na prova de adestramento individual e por equipe. A única medalha de ouro brasileira no hipismo veio com Stephan Barcha na prova de saltos individual.
Nos esportes coletivos, a equipe de Handebol feminino do Brasil venceu as 5 partidas que disputou marcando 164 gols e sofrendo apenas 63. Como resultado, a medalha de ouro e a vaga olímpica para Paris 2024.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Wander Roberto/ COB