Na noite do dia 24 de outubro, a Câmara Municipal realizou solenidade para a entrega da Medalha Capelão do Ano. A homenagem segue o Decreto Legislativo 599/2020 de autoria do vereador Julinho Lopes (Progressistas), que presidiu a sessão, e do ex-vereador Ruggero Seron.
Na mesa principal também estiveram: pastor Valdemar Martins Zelioli, presidente da Interchip; padre Wanderley Calça, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde e o bispo Antônio José da Silva Esteves, presidente do Conselho dos Pastores do Brasil e Europa.
Ao falar do exercício da capelania, Julinho Lopes destacou a palavra acolhimento e citou desastres naturais que estão ocorrendo no Sul do país atualmente e lembrou também da tragédia ocorrida no litoral paulista no início deste ano. “Os capelães levam palavras de conforto aos que mais necessitam. Queria parabenizar a todos, que serão homenageados nesta noite aqui na Câmara, vocês representam um Exército da solidariedade que está sempre pronto para atender aos chamados de famílias que passam por momentos difíceis, momentos de perdas, sejam elas materiais ou de entes queridos”, comentou Julinho.
Visitar os enfermos, os presos, pessoas idosas e crianças que se encontram à espera de uma palavra de conforto. Ao citar essas situações, Rodrigo Guedes destacou a missão dos capelães afirmando: “A capelania significa estar disposto a cumprir o chamado do Senhor. Temos de ir até os necessitados e ajudar sempre que possível”, disse o vereador.
O pastor Valdemar Zelioli parabenizou o vereador Julinho Lopes pela iniciativa e destacou: “Os capelães desenvolvem trabalho grandioso nos hospitais, nos presídios e nas ruas. Ou seja, o trabalho realizado fora da igreja, de atendimento direto aos mais necessitados”.
O padre Wanderley observou que a missão da capelania é levar força e esperança a todos que aguardam por uma palavra de fé e otimismo. “Sejam pastores, padres ou leigos, temos de levar o sinal de Deus aos enfermos por meio da nossa fé”, enfatizou o padre.
Ao defender o amor uns pelos outros, o bispo Esteves assinalou: “Defendo a aproximação dos capelães da cidade. No nosso dia a dia precisamos fazer escolhas, definir o bem do mal, por isso que digo que é através da união de todos que a nossa missão vai vencer”, finalizou.
Os homenageados deste ano foram: Interchap: Anderson Adolfo Christofoletti, Antônio de Oliveira Cogo, Claudinei Herrera Pacheco, Felipe Costa Cogo, Francisco Cláudio de Lima, Henry Araújo Pacheco Moura, Luciana Roberta Gonçalves, Natália Rodrigues Cayres Cogo, Paulo José Terra Duque e Rosilei Franciolli; Conselho de Pastores e Teólogos do Brasil e Exterior: padre Antônio Carlos de Camargo, pastora Bruna Talita de Assis, padre Candido Aparecido Mariano, capelão da PM Leandro Souza Duarte, pastor Marcel de Jesus Garcia, capelã Marli Telma das Neves Dietrich, pastora Marta Maria Figueiredo, capelão da PM Rodrigo Aparecido Guedes Junior, pastor Rodrigo Aparecido Guedes e padre Wanderlei Calça; Capela da Santa Casa: Hilda de Lourdes Uhlmann, Maria Amélia Cambraia de Oliveira, Maria Isabel Cerri Sampaio, Neusa Vitoratti Dias Cordeiro e coordenador Otávio Rodrigues Dalonso; Igrejas evangélicas: Ana Paula Barbosa Queiroz, Daniel Felício, pastora Célia Maria Júlia Damm Guerra da Silva e Sueli Victor Novaes.
Foto: Divulgação