O judô brasileiro fez a melhor campanha de sua história na disputa dos Jogos Pan-Americanos. Foram ao todo 16 medalhas, sendo 7 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze. Nas disputas individuais quinze judocas do Brasil subiram ao pódio.
Para o sensei Kiko Menezes, técnico da equipe brasileira, a participação foi excelente. “Nós conseguimos bater o recorde de Guadalajara-2011, isso foi muito importante. Esse ambiente de Jogos Pan-Americanos é que nós vamos encontrar lá em Paris, por isso essa é uma competição muito importante para o atleta”, afirmou.
Os judocas brasileiros que conquistaram a medalha de ouro foram: Aléxia Nascimento (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Samanta Soares (78kg), Michel Augusto (60kg), Gabriel Falcão (73kg) e Guilherme Schmidt (81kg).
Além deles, também foram premiados os seguintes judocas: Ketleyn Quadros (63kg), primeira mulher medalhista olímpica do judô brasileiro, levou o bronze, assim como Rafael Silva, o Baby (+100kg), dono de duas medalhas olímpicas. A tri-medalhista mundial Beatriz Souza (+78kg) também conquistou um bronze.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Wander Roberto/COB