O piloto espanhol da Ferrari na Fórmula 1, Carlos Sainz, herdou a última posição do pódio do GP dos Estados Unidos, após a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) desclassificar os pilotos Lewis Hamilton e Charles Leclerc, da corrida de domingo no Circuito das Américas.
Eles tiveram irregularidades descobertas pela FIA nas ‘pranchas’ instaladas próximas ao assoalho de seus carros, tendo alturas irregulares verificadas após a disputa da prova.
Assim, como Hamilton havia terminado em segundo, seu compatriota Lando Norris, da McLaren, assumiu o posto imediatamente atrás do vencedor Max Verstappen, com Sainz herdando o terceiro lugar no Texas.
Quem também foi promovido no resultado final de Austin é o mexicano Sergio Pérez, que subiu para quarto após cruzar a linha de chegada em quinto, com sua Red Bull. Por sua vez, Leclerc havia sido o sexto. Com as desclassificações, George Russell foi para quinto.
Atrás do companheiro e compatriota de Hamilton na Mercedes, chegou o francês Pierre Gasly, que agora sobe para sexto com a Alpine. Outro que ganhou postos é Lance Stroll, com o canadense sendo promovido para sétimo com a Aston Martin.
Detentor do ponto extra pela volta mais rápida do GP dos Estados Unidos, o japonês Yuki Tsunoda foi para oitavo, promovendo à zona de pontuação os pilotos da Williams, respectivamente o anglo-tailandês Alex Albon e o norte-americano Logan Sargeant.
Por E. Cortez / Foto: Reprodução