Mais uma etapa da ampla obra de revitalização da Avenida Visconde do Rio Claro teve início nesta semana. A prefeitura está retirando o canteiro central para a construção de ciclovia. Toda a extensão da Visconde e de seu prolongamento, a Avenida Tancredo Neves, terá ciclovia, somando aproximadamente mais quatro quilômetros de via exclusiva para os ciclistas no sistema viário do município, ampliando em mais de 50% a extensão dos atuais sete quilômetros de ciclovia existentes em Rio Claro.
“Quando falamos em trânsito mais seguro, temos que dedicar atenção especial aos ciclistas”, comenta o prefeito Gustavo, lembrando que as avenidas Visconde e Tancredo, muito movimentadas, recebem centenas de ciclistas diariamente, e que o município é também muito conhecido pela grande quantidade de bicicletas nas ruas devido à topografia plana. Além de ciclovias, Rio Claro conta ainda com cerca de 35 quilômetros de ciclofaixas.
A retirada da estrutura do canteiro central começou pelo cruzamento com a Avenida 32. O serviço dá prosseguimento a serviços como a troca de semáforos. Os equipamentos agora são inteligentes, com contadores regressivos. Além disso, todo o cabeamento da via será subterrâneo e projeto paisagístico inclui nova arborização. “É uma iniciativa que visa, sobretudo, ampliar a segurança de pedestres e condutores e o melhorar o fluxo do trânsito”, reforça o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Paulo Paulon, lembrando que o projeto inclui ampla acessibilidade ao longo das avenidas Visconde do Rio Claro e Tancredo Neves.
Foto: Divulgação