Rio Claro deu início aos atendimentos do programa municipal voltado a crianças com diabetes que estudam na rede municipal de ensino. O município está implantando programa inédito para atender este público e, no final de setembro, as crianças passaram pela primeira consulta com médica endocrinologista no ambulatório de diabetes da Fundação Municipal de Saúde.
“Esse é um atendimento que não está disponível no SUS e que a prefeitura implanta no município com recursos próprios, para cuidar destas crianças e de suas famílias”, destaca o prefeito Gustavo.
O ambulatório de diabetes funciona no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead), onde as crianças serão atendidas periodicamente e receberão insulinas das mais modernas disponíveis no mercado. Essas crianças também passarão a contar com o uso da tecnologia para medição de níveis glicêmicos, em trabalho feito em parceria da Fundação Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.
“Isso vai possibilitar que o controle do nível glicêmico da criança com diabetes seja feito na escola”, observa Valéria Velis, secretária de Educação.
Treinamento foi realizado com 60 profissionais da educação, que passam a ter condições de, se necessário, aplicar a insulina no aluno, a partir de orientação do ambulatório, sem que seja necessário dispensar a criança da aula.
O programa está sendo implantado a partir de necessidade identificada na rede municipal de ensino. Atualmente 15 crianças estão inseridas no programa. O objetivo é evitar que o índice glicêmico interfira na frequência e aproveitamento escolar das crianças, além de dar tranquilidade às famílias.
“Os cuidados nos primeiros cinco anos da diabetes são fundamentais para a qualidade de vida dos pacientes, sendo que a diabetes bem controlada neste período é fator importante para evitar complicações na vida adulta”, pontua o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde.
A implantação do ambulatório para atender crianças com diabetes atende também requerimento dos vereadores Paulo Guedes e Vagner Baungartner.
Foto: Divulgação