O Brasil terá nos próximos dias dois jogos importantes válidos pelas Eliminatórias Sulamericanas para a Copa do Mundo 2026. O primeiro deles acontece nesta quinta-feira (12), às 21h30, na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, diante da Venezuela. E na terça-feira (17), enfrenta o Uruguai, em Montevidéu.
Até o momento, a seleção brasileira soma duas vitórias na competição, frente a Bolívia, por 5×1, e contra o Peru, fora de casa, por 1×0. Ontem, o técnico Fernando Diniz comandou treinamento no local do jogo, quando pode contar com todos os atletas convocados.
O goleiro Ederson elogiou a postura do torcedor cuiabano, totalmente favorável à seleção, “Isso nos motiva muito”, disse o goleiro do Manchester City-ING, que tem sido titular desde que Diniz assumiu a seleção. “…você vê crianças com sonhos podendo ver seus ídolos, suas inspirações. Isso nos motiva muito, é bom ter esse contato com o torcedor, ver crianças e jovens nos apoiando, é uma demonstração de carinho muito grande”, celebrou o goleiro.
No campo, o técnico Fernando Diniz realizou um treinamento técnico/tático com os atletas. Parte das atividades foi aberta ao público. Mais de seis mil crianças de escolas e ONGs, estiveram nas arquibancadas da Arena Pantanal para ver os jogadores.
Dentre os convocados por Fernando Diniz, o último atleta a se juntar ao grupo foi o zagueiro Marquinhos, do Paris Saint Germain. Em sua chegada, Marquinhos demonstrou confiança no trabalho que vem sendo desenvolvido nessa nova fase da seleção: “A gente chega com o objetivo de fazer dois grandes jogos. É pouco tempo de treinamento, então a gente tem que adaptar o mais rápido possível, conversar bastante, treinar bastante, ver o que o professor Diniz tem pra passar pra gente para que a gente possa fazer dois grandes jogos e ir crescendo nesse começo de ciclo, se conhecendo cada vez mais, afirmou Marquinhos, autor do gol da vitória sobre o Peru”.
Após duas rodadas, o Brasil lidera as Eliminatórias Sulamericanas, com 6 pontos ganhos e 100% de aproveitamento. Adversária do Brasil, na noite de hoje, a Venezuela ocupa apenas a quinta colocação entre as dez seleções que disputam as Eliminatórias Sulamericanas. Na última rodada, venceu o Paraguai, por 1×0, e, na estreia, perdeu para a Colômbia, por 1×0.
Para apitar Brasil x Venezuela, a Conmebol escalou o árbitro peruano Kevin Ortega. A TV Globo e o canal Sportv anunciam a transmissão ao vivo a partir das 21h30.
Confira as prováveis escalações das equipes:
Brasil: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro e Bruno Guimarães; Rodrygo, Neymar e Vinicius Junior; Richarlison. Técnico: Fernando Diniz.
Venezuela: Romo; González, Osorio, Ángel e Navarro; Sosa, Herrera, José Martínez e Soteldo; Josef Martínez e Rondón. Técnico: Fernando Batista.
Nos últimos 7 anos, Brasil e Venezuela se enfrentaram em cinco oportunidades. Foram 4 vitórias do Brasil e um empate. Nesse período, o Brasil anotou 9 gols contra os venezuelanos e sofreu apenas 1.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Richard Sellers