No texto da semana anterior, falamos sobre quais os casos e as vantagens em se realizar a hemoterapia em cães e gatos, além de abordar quais animais podem ser os doadores e os requisitos mínimos juntamente com os exames laboratoriais.
Nesta segunda parte, trataremos de outros pontos importantes, conforme descrito posteriormente.
Os benefícios de um animal doador é que os tutores podem acompanhar a saúde de seus animais através dos exames de triagem, além, é claro, de se beneficiarem com esse gesto nobre de “super heróis” ajudando outros animais que necessitam.
Para alguns procedimentos de coleta em cães, não existe a necessidade de sedação do animal, desde que ele seja contido, Já em gatos, existe a necessidade de sedação e monitoramento durante este procedimento. Em ambos os animais, deve-se realizar o jejum de 12 horas e observação durante 24 horas acompanhando seus comportamentos.
Antes do procedimento, ter em média a quantia de volume a ser coletada, baseada na quantia de 16 ml|kg no cão e 4 ml|kg em gatos. A coleta normalmente é realizada pela veia jugular, sendo a mais calibrosa, situada no pescoço do animal, tornando a coleta mais rápida. No decorrer da coleta, a bolsa deve ser homogeneizada constantemente. Os produtos do processamento do sangue total são origem aos hemocomponentes e hemoderivados; concentrado de eritrócitos, papa de Hemácias, plasma rico em plaquetas, concentrado de plaquetas, plasma.
Após o cálculo estimado, realizar a limpeza do local e realizar o procedimento preferencialmente na veia jugular para ambos os animais, sendo que durante todo o procedimento a bolsa deve ser homogeneizada e no prazo médio de 15 a 20 minutos. Em seguida, realizar a identificação da bolsa e animal. O tempo de armazenamento do sangue total em cães é variável, dependendo das soluções anticoagulantes utilizadas na bolsa. Em média, pode ser mantido em temperatura ambiente (20 a 24 graus) por até 8 horas ou mesmo armazenado durante 30 a 40 dias, dependendo da adição ou não de soluções preservativas.
O concentrado de hemácias deve ser mantido entre 2 e 6 graus e sua validade entre 30 e 40 dias, dependendo da solução conservadora. Já o concentrado de plaquetas mantém-se viável por até 5 dias em temperatura ambiente. O tempo de armazenamento da bolsa de gatos deve ser em até 24 horas após a coleta, não recomendado ser estocado.
Colaboração: Dra. Thais Bregadioli D’Ávila – Clínica Veterinária Bicho Solto. Rua 3, nº51, Cidade Jardim.
Telefone: 3617-1355.