Após impor forte domínio desde o início da temporada, Max Verstappen terá seu primeiro “match point” para o tricampeonato mundial de Fórmula 1.
O holandês poderá ser campeão já neste sábado (7), faltando seis corridas para o fim da competição. Se o título não vier na corrida sprint, o piloto da Red Bull terá grande chance de sacramentar o troféu no domingo, já tendo dado um passo à frente, com conquista da pole-position para a corrida no Catar.
No total, são 180 pontos em disputa até a bandeirada final do GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, última etapa da competição, no dia 26 de novembro.
A conta inclui os 26 pontos possíveis que cada vencedor de corrida pode receber (25 da vitória e mais um pela volta mais rápida, se for o caso) e mais oito pontos para o piloto que chegar em primeiro nas três corridas sprint desta reta final da temporada.
De forma geral, Verstappen se tornará o novo tricampeão da F1 se somar três pontos a mais que Sergio Pérez, seu companheiro de equipe, ao longo do fim de semana no Catar. O mexicano é o único piloto que pode impedir o tri do holandês nesta temporada.
Pérez tem chances remotas de título porque Verstappen, mesmo em caso de fracasso total no Catar, continuará a apenas três pontos do título, com mais cinco etapas, incluindo duas corridas sprint, até o fim do campeonato.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação