Em virada épica, nos minutos finais de jogo, o Fluminense venceu o Internacional-RS por 2×1, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, na noite de quarta-feira (4) e garantiu vaga na final da Copa Libertadores da América 2023.
O Tricolor das Laranjeiras saiu atrás do placar, quando o zagueiro Mercado, escorou de cabeça, logo a 11 minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio e fez explodir de alegria a torcida colorada.
O Inter teve nos pés do atacante Enner Valencia, pelo menos três oportunidades para chegar ao segundo gol e liquidar o jogo, mas, o atacante equatoriano foi mal e desperdiçou as finalizações.
E como diz o velho ditado do futebol, quem não faz toma. A 9 minutos do fim do tempo regulamentar, o camisa 9 John Kennedy escapou pela esquerda e bateu de pé direito para vencer o goleiro Sergio Rochet do Internacional, empatar o jogo e calar o Beira-Rio.
Era só o começo da apoteose tricolor. A 3 minutos do fim, German Cano, bem posicionado dentro da área, fez o segundo e sacramentou a vitória do Fluminense. O Inter ainda tentou a igualdade no placar, já nos acréscimos com Luis Adriano, de cabeça, mas, o goleiro Fábio, bem posicionado mandou à escanteio. Não havia mais tempo. E o árbitro venezuelano, Jesus Valenzuela, pôs ponto final no jogo. Fluminense classificado.
Ao final do jogo, o técnico Eduardo Coudet foi tirar satisfações com Fernando Diniz, técnico do Fluminense, e teve de ser contido por seus auxiliares.
A grande final da Copa Libertadores da América será disputada no dia 4 de novembro, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, quando o Fluminense terá a chance de reescrever a história. Em 2008, deixou escapar o título no mesmo estádio, ao perder nos pênaltis para a LDU de Quito.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução