A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, foi registrada pela última vez no Brasil em 1989, mas corre o risco de reaparecer, devido à queda no índice de vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, o percentual de vacinação foi de apenas 72% no ano passado e de 71% em 2021. Os índices ficaram bem abaixo da meta do Programa Nacional de Imunizações (PNI) que é vacinar entre 90% e 95% das crianças menores de 5 anos de idade.
Para reforçar a importância da vacinação contra a poliomielite, os Rotary Clubs do Brasil lançaram no mês passada a campanha “Juntos contra a Pólio”. A iniciativa, segundo o Rotary, tem como “objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a poliomielite e chamar a atenção para o Dia Mundial de Combate à Pólio, celebrado mundialmente em 24 de outubro”.
Para Joelma Ticiano Nonato, presidente da Comissão da Campanha Pólio Plus do Rotary Club de Rio Claro, é essencial conscientizar as pessoas sobre o possível retorno da poliomielite. “É primordial para que as pessoas voltem a levar seus filhos para se vacinarem, pois a vacina é o único meio de prevenção para acabarmos de vez com essa terrível doença que atinge as crianças, paralisando-as ou matando-as. A informação correta é o meio mais eficaz de se acabar com a desconfiança com relação à vacinação”, alerta Joelma.
Conforme Joelma, o engajamento da sociedade é fundamental. “A comunidade pode ajudar no combate à poliomielite levando suas crianças de 0 a 5 anos para se vacinar, buscando informação sobre a doença, seu contágio e sua prevenção em sites oficiais, como do Ministério da Saúde, OMS e Rotary International e não acreditando ou repassando informações sem fundamento científico”, orienta. Além disso, ela frisa que as pessoas devem se conscientizar de que somente a vacina pode proteger a criança de contrair o vírus da pólio e desenvolver a paralisia infantil.
E a população de Rio Claro tem a oportunidade de colocar em dia a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, inclusive contra a pólio. O município realiza até o dia 30 deste mês uma campanha de multivacinação que disponibiliza todas as vacinas do calendário de rotina, incluindo gripe e Covid-19.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira a partir das 7h30 nas unidades básicas (UBS e USF), exceto nos postos de saúde do Jardim Brasília, Santa Elisa e Avenida 29, que estão em reforma. Para ampliar o acesso, o município realiza plantão de vacinação neste sábado, dia 7 de outubro, e ação que será repetida no dia 14.
Em cada um dos dois dias nove unidades de saúde estarão abertas para vacinar a população. Neste sábado (7), haverá vacinação nas unidades de saúde da família do Cervezão, Benjamin de Castro, Assistência, Jardim Novo, Mãe Preta, Jardim das Palmeiras, Jardim Panorama, Jardim das Flores e São Miguel. O atendimento será das 8h30 às 15h30 e é necessário apresentar carteira de vacinação e documento de identidade.
No dia 14 novo plantão de vacinação será realizado nas unidades do Wenzel, Terra Nova, Bonsucesso, Ajapi, Boa Vista, Guanabara, Jardim Progresso, Bela Vista e Vila Cristina.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação