O Palmeiras decide na noite desta quinta-feira (5), a sua sorte na Copa Libertadores da América. Para chegar à sua sétima final na mais importante competição do continente sul-americano o Verdão terá de superar o Boca Juniors da Argentina, por qualquer placar, em jogo marcado para a Arena Allianz Parque, a partir das 21h30.
O primeiro duelo entre as equipes, pela semifinal, disputado semana passada, na Argentina, terminou sem abertura de placar. Novo empate hoje, e a decisão da vaga será na disputa de pênaltis.
O Palmeiras segue sem poder contar com o seu maior craque, o atacante Dudu, que não atua mais nesta temporada. O camisa 7 se recupera no departamento de fisioterapia do clube, após cirurgia no joelho. Desde então, a equipe alviverde, jamais conseguiu reeditar as suas melhores apresentações.
O técnico Abel Ferreira, tem improvisado o lateral Mike, na ponta direita, no lugar de Dudu, em alguns jogos, mas o rendimento do ataque palmeirense está longe de ser o mesmo.
Parte da torcida do Porcão, entende que Abel deveria escalar o ataque com Arthur, pela direita, Endrick, centralizado e Rony pela esquerda. Talvez, o técnico português opte por essa formação, se não de início, em algum momento do jogo.
Adversário do Palmeiras no jogo decisivo desta noite, o Boca Juniors pode alcançar a marca de chegar à final da Libertadores, sem ter vencido nenhum dos jogos de mata-mata nas fases anteriores durante os 90 minutos.
Exatamente por isso, a confiança dos torcedores do Boca está nas mãos do goleiro Romero, exímio pegador de pênaltis e do atacante Cavani, artilheiro nato, mas que anda em baixa, sem marcar gols.
Jogadores do Boca reclamaram bastante nos dias que antecederam ao jogo diante do Palmeiras, o gramado sintético da Arena Allianz Parque, ao qual não estão habituados.
O técnico Jorge Almirón pode fazer modificações na equipe em relação àquela que enfrentou o Palmeiras, no jogo de ida, disputado em La Bombonera. As dúvidas são os zagueiros Nícolas Figal e Marcos Rojo, lesionados.
Prováveis escalações:
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael e Gabriel Menino; Mayke (Luís Guilherme), Raphael Veiga e Artur; Rony. Técnico: Abel Ferreira.
Boca Juniors: Romero; Advíncula, Nicolás Figal, Marcos Rojo, Equi Fernández e Fabra; Medina, Pol Fernández e Barco; Cavani e Merentiel. Técnico: Jorge Almirón.
Para apitar Palmeiras x Boca Juniors, a Conmebol escalou a seguinte equipe de arbitragem: O árbitro principal será Andres Matonte, auxiliado por Nicolas Taran e Martin Soppi. VAR: Leodan Gonzalez, todos do Uruguai.
Os canais ESPN e Star+ (Streaming) anunciam a transmissão do jogo ao vivo a partir das 21h30.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Cesar Greco