A 6ª Semana do Orgulho LGBT de Rio Claro está prestes a iluminar o interior paulista com uma celebração vibrante de diversidade, igualdade e respeito. Com o tema “Direitos LGBTs são Direitos Humanos. A LGBTfobia, a discriminação e o preconceito devem ser combatidos!”, esta semana de eventos gratuitos promete unir a comunidade, educar e inspirar mudanças positivas.
A abertura da 6ª Semana do Orgulho LGBT ocorrerá no dia 2 de outubro de 2023, às 19h30, no teatro do Centro Cultural “Roberto Palmari” na Rua 2, nº 2880, na Vila Operária. O evento contará com a apresentação da atriz e artista plástica Jhullia Matos, convidados especiais e representantes de movimentos sociais.
No dia 3 de outubro, também no Centro Cultural, às 19h30, o público poderá participar de palestras educacionais sobre educação, psicologia e direito. No dia 4, será ministrada a palestra “Inclusão e Amor, Pensamentos e Opiniões” com Wanglares Pedro. Em seguida, haverá performance da drag queen Cherry.
A programação da semana continua no dia 5 com apresentações de empreendedorismo, criação e ação, e economia solidária. A empreendedora Murielle Gallant compartilhará com o público sua jornada na criação de itens decorativos LGBTs com impressora 3D.
No dia 6 de outubro, Mari Cardoso apresentará seu livro autobiográfico “Somos – Um Olhar”, uma emocionante história de aceitação e amor incondicional por parte de uma mãe em relação à orientação sexual e identidade de gênero de sua filha.
O destaque da semana fica para o dia 7 de outubro com o aguardado “6º Concurso de Drag Queen de Rio Claro”, que será realizado na Sociedade Philarmônica, a partir das 19h30. O evento contará com a apresentação de Lady Marie, além de atrações artísticas, premiações, e a nomeação da campeã do título de “Diva Drag Queen 2023 RC”. As inscrições para o concurso ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site do Movimento LGBT – www.movimentolgbt.com.br – até o dia 1º de outubro de 2023.
O fechamento da semana será em grande estilo com a 6ª Parada do Orgulho LGBT de Rio Claro no dia 8 de outubro. A concentração começará às 13 horas no Jardim Público, em frente ao paço municipal, e seguirá com uma manifestação pacífica pelo centro da cidade, encerrando na antiga estação ferroviária na Rua 1.
A Parada do Orgulho LGBT terá apresentação de Lady Marie e Felipe Lins, e manifestações artísticas de Leila Pizzotti, Labelly Askovitty, Verônica Drag Lupon, Celeste do Céu, Apple White, Axé Pegando Fogo, DJ Nick, Leena, Lari Mori, Cherry, Nicolas Hubert, Luz Rhuiiz, DJ Illuzionfoz, Deivison Oliveira, Patty Venâncio e Leeh Bernard.
O evento é realizado pelo Movimento LGBT e conta com o apoio da prefeitura de Rio Claro, Programa +Orgulho 2023, Associação Paulista Amigos da Arte, Tudo Vira Cult SP, governo do estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa, governo federal – União e Reconstrução – por meio do Ministério da Cultura, com incentivo da Lei Paulo Gustavo.
Além dos apoios: Centro de Referência LGBT de Campinas (SP), Anhanguera – Rio Claro, Mães da Resistência, Unesp – Instituto de Biociências, Pastéis da Aninha, Empatia 3D, Pirarazzi, Perfil Segurança Vallet, Vozes da Resistência, Agência Interativa Nautilus Publicidade, Rio Claro Online – Revista Colaborativa, e diversos outros parceiros que contribuem para a promoção
da igualdade e inclusão.
Durante o evento, a organização estará arrecadando alimentos não perecíveis e caixinhas de leite, que serão destinados ao município. Sua participação e doação são bem-vindas. Para mais informações e inscrições para o concurso de Drag Queen, visite o site www.movimentolgbt.com.br ou entre em contato através do WhatsApp (19) 9.9646-5260.
Foto: Reprodução/Facebook