Extravase, torcedor são paulino, eis que chegou o dia! Com méritos inquestionáveis, o São Paulo FC é o campeão da Copa do Brasil 2023. Para levantar o troféu que faltava na rica e imensa galeria do estádio Morumbi, o São Paulo superou Ituano, Sport, Palmeiras, Corinthians e Flamengo, em uma campanha vitoriosa e memorável.
No confronto direto com o rubro-negro carioca, a vitória por 1×0, no jogo de ida, fora de casa, colocou o Tricolor em vantagem perante o adversário que não vive bom momento, dentro e fora de campo.
Como toda grande conquista, esta, da Copa do Brasil, que é também a mais importante, nos últimos 15 anos, teve o seu momento de apreensão e incerteza.
Eram 43 minutos do primeiro tempo, quando Bruno Henrique aproveita rebote da trave, após defesa parcial de Rafael, em chute de Pulgar, e empurra para o fundo das redes são-paulinas, abrindo o placar no Morumbi, em favor dos cariocas, resultado que levaria a decisão do título para a disputa de pênaltis.
Mas, o alívio veio minutos depois, ainda no primeiro tempo. Após cobrança de falta da direita e o rebote do goleiro Rossi para fora da área, Rodrigo Nestor, bem colocado, pega de primeira, de pé esquerdo, aquele chute cruzado, à meia altura, que vai saindo do alcance do goleiro adversário e vai morrer na bochecha da rede. Festa no Morumbi, que explode de alegria!
Emocionado, Nestor, prata da casa, o herói improvável, contestado por alguns torcedores mais exigentes, escreve seu nome na história são-paulina, como autor do gol do título da Copa do Brasil 2023. Mal o jogo é reiniciado e o árbitro Bráulio da Silva Machado, põe fim no primeiro tempo.
E veio a segunda etapa. Montado em sua estratégia de jogo, bem elaborada pelo competente Dorival Jr. o São Paulo fechou os espaços em seu campo defensivo e sofreu algumas investidas do Flamengo, mas nada que assustasse.
Na base do tudo ou nada, o técnico do rubro negro, Jorge Sampaoli, fez alterações de modo a tornar o time mais ofensivo, mas, sem resultado. À medida que os minutos passavam, ia aumentando o coro de 63 mil vozes são-paulinas, cada vez mais confiantes no título. E ele veio, finalmente, às 18 horas, da tarde de domingo (24). Nessa hora, os tricolores mais novos, viveram a emoção incomparável pela primeira vez e os mais velhos, puderam lembrar, enfim, como é bom ser campeão! O São Paulo Futebol Clube, volta a ser forte e grande, e entre os grandes, volta a ser o primeiro, o soberano! Parabéns, Tricolor!
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net