Max Verstappen venceu pela 13ª vez em 2023 na madrugada deste domingo, no GP do Japão, e está mais perto de seu tricampeonato mundial. O resultado ainda garantiu o hexacampeonato de construtores da RBR, com seis corridas de antecedência.
Verstappen foi o único piloto da Red Bull a pontuar em Suzuka, já que Sérgio Pérez abandonou a prova em um domingo incomum.
Depois de largar em sexto e se envolver em um toque com Lewis Hamilton (Mercedes) antes mesmo da curva 1, o mexicano protagonizou acidentes e punições até que se recolhesse para os boxes na volta 15. Porém, 25 voltas depois, a equipe mandou-o de novo para a pista para cumprir uma punição, de forma a evitar perda de posições no grid do GP do Catar; feito isso, ele abandonou de vez no Japão.
A prova deste domingo ainda terminou com os dois pilotos da McLaren no pódio: Lando Norris foi o segundo colocado, com Oscar Piastri em terceiro. Foi o primeiro pódio do australiano na Fórmula 1.
Na Ferrari, Charles Leclerc foi o quarto colocado, enquanto Carlos Sainz terminou em sexto. A Mercedes teve Lewis Hamilton em quinto e George Russe em sétimo.
Completando as dez primeiras posições, Fernando Alonso (Aston Martin) foi o oitavo, com as duas Alpine logo atrás: Esteban Ocon foi nono, com Pierre Gasly em décimo.
Verstappen Max liderou todos os treinos livres da etapa e largou da pole position, fazendo ainda a melhor volta da prova no Circuito de Suzuka.
Agora, tem 400 pontos na classificação, 177 a mais que o vice-líder Sergio Pérez. Com 180 pontos em jogo, se ele faturar três em comparação com o colega da RBR na corrida sprint no Catar, daqui a duas semanas, será tricampeão.
Próxima corrida da F1
A próxima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 é o Grande Prêmio do Catar, em Lusail. A prova acontece entre os dias 6 e 8 de outubro e contará com corrida sprint no sábado (7).
Por E. Cortez / Fotos: F1 e Instagram