Um dos mais tradicionais patrimônios culturais do município de Rio Claro, o prédio do Mercado Municipal está passando por novas reformas no projeto de revitalização que a prefeitura realiza em parceria com empresas.
Quando as obras estiverem concluídas, não será mais permitido o estacionamento de veículos no pátio interno do mercado, que está ganhando um novo estacionamento externo e praça. “Aquele é um patrimônio arquitetônico e cultural de grande relevância na história de nossa cidade”, observa o prefeito Gustavo. “Estamos deixando o local mais bonito e confortável para frequentadores e comerciantes do Mercadão”.
Na primeira etapa da reforma, feita em parceria com a Ápia Veículos, o mercado teve a fonte reformada e iluminada, ganhou espaço multiuso para shows, palestras e outros eventos, além de cobertura que interligou a varanda interna do mercado de um lado ao outro.
“Na atual etapa, está sendo reformada a varanda, incluindo a troca das luminárias por led, telhas, calhas, troca do piso por porcelanato, pintura e reparos na estrutura de madeira”, informa Felipe Olivatti, coordenador do Mercado Municipal. Os serviços são realizados em parceria com a Delta Cerâmica.
Na parte externa, as obras, realizadas em parceria com a Construtora Caprem, também já começaram. Estão sendo feitos os trabalhos para a criação de novo estacionamento para carros e motocicletas e área de carga e descarga. No lado externo também será construída uma nova praça ao lado da Av. Visconde.
“O espaço está ficando mais agradável e convidativo para os frequentadores”, reforça o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti.
Em novembro do ano passado, o prefeito Gustavo assinou lei municipal Adote uma Área, conforme projeto de autoria da vereadora Carol Gomes aprovado pela Câmara Municipal e que permitiu as parcerias com as empresas.
O Mercado Municipal de Rio Claro conta com 15 boxes. São bares, restaurantes e lanchonetes, casas de pratos naturais, peixaria, casa de produtos e comidas japoneses, alfaiate e loja de souvenires.
Mesmo em obras, o Mercado Municipal está com funcionamento normal. Os horários obrigatórios de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, aos sábados das 10 às 14 horas e aos domingos das 10 horas ao meio-dia. Cada comerciante define se mantém seu estabelecimento aberto em horário mais amplo que o obrigatório.
Foto: Divulgação/Prefeitura