Prefeitura promove evento sobre legitimidade da GCM no combate à criminalidade em Limeira
O prefeito de Limeira Mario Botion e o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil Wagner Marchi, participaram na manhã desta terça-feira (19) da mesa de abertura da palestra “A atual Interpretação pelos Tribunais sobre a Atuação da Guarda Municipal no Combate ao Crime”. O tema foi abordado pelo promotor de justiça, Luiz Alberto Segalla Bevilacqua. Também compuseram a mesa, o presidente da Câmara de Vereadores, Everton Ferreira, o comandante da GCM, André Hailer, o delegado de Polícia, Rodrigo Rodrigues e o delegado responsável pela Divisão Especializada de Investigação Criminal (Deic) do Deinter-9, William Marchi. Organizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, o evento ocorreu no auditório da Unip e recebeu a participação de estudantes, de profissionais que atuam no Sistema Único de Segurança Pública (Susp), como guardas municipais, integrantes das polícias Civil e Federal, além de interessados no tema de Limeira e de outros dez municípios do Estado de São Paulo, como Guarulhos, Ibaté, Porto Ferreira, Araçoiaba da Serra e Laranjal Paulista. O vereador Betinho Neves, os secretários Daniel de Campos (Assuntos Jurídicos) e Sérgio Moreira (Comunicação Social), e o presidente do Conseg Centro Sul, Benedito Vieira da Silva, também prestigiaram o evento. Botion destacou a importância do encontro, como forma de discutir as prerrogativas e as competências da GCM. “Não consigo imaginar Limeira, bem como os demais municípios, sem a presença das Guardas Civis Municipais”, frisou. Atualmente, a GCM de Limeira conta com 322 homens e mulheres, incluindo 40 que estão em formação. “Vamos continuar com nosso trabalho, com nossa função, que é prestar um serviço de qualidade ao cidadão”, completou. As informações são da Prefeitura de Limeira.
Semuttran de Piracicaba promove Semana Nacional do Trânsito com ações de orientação e fiscalização
Com ações de conscientização, palestras e fiscalizações, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) iniciou na última terça-feira a programação da Semana Nacional do Trânsito, que neste ano tem como tema No Trânsito, Escolha a Vida. As atividades específicas deste período vão até 25/09, sempre visando sensibilizar sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, de modo a garantir mais segurança no sistema de mobilidade urbana. Ontem, agentes da Semuttran realizaram ação de conscientização, em conjunto com a GCM (Guarda Civil Municipal) e com a PM (Polícia Militar), nas avenidas Armando de Salles Oliveira, Independência e Armando de Salles Oliveira e rua Regente Feijó, tanto no período da manhã quanto à tarde. Também ontem, e com continuidade hoje, equipe da Semuttran realizou, na Arcelor Mittal, palestras sobre segurança no trânsito. E ainda como parte da Semana Nacional do Trânsito, aconteceu nesta terça-feira a operação Vias Seguras, com a GCM e PM, na avenida Raposo Tavares, além de operação especial, com a PM Rodoviária, de fiscalização de carretas na estrada PIR-011W (Canal Torto). Na ocasião foram abordadas cinco carretas, fiscalizando CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), AET (Autorização Especial de Trânsito), pneus, equipamentos obrigatórios de sinalização e segurança, tacógrafo, que é um objeto usado para registrar a distância percorrida e a velocidade do deslocamento de um caminhão, carga excedente, entre outros itens. Foram emitidos dois AITs (Auto de Infração) no local, devido a carga excedente. As informações são da Prefeitura de Piracicaba.
Polícia de SP prende traficantes fornecendo drogas aos detentos após volta de saidinha
Uma ação conjunta da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e do Grupo de Operações Especiais (GOE) prendeu esta semana dois homens suspeitos de aliciar detentos para que eles entrassem com drogas no estômago CPP de Franco da Rocha após volta da “saída temporária”. Na ação, foram identificados 24 presos suspeitos de terem ingerido as drogas. Durante o retorno da saída temporária, os presos passaram pelo bodyscanner da SAP e foram encaminhados para UPA da cidade. Um preso expeliu três celulares e foi levado para delegacia da região para elaboração de boletim de ocorrência. Outros cinco que foram identificados com os entorpecentes no estômago permaneceram na unidade hospitalar. Os outros retornaram para o CPP. Nas proximidades, o Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil encontrou 96 porções de maconha e prenderam dois homens por tráfico de drogas, suspeitos de oferecerem drogas para dois presos que estavam prestes a retornar para a penitenciária. As informações são do governo estadual.