Rio Claro realiza nesta quinta-feira (21) a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A conferência tem como tema “O cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo” e será iniciada às 8 horas no Grupo Ginástico, localizado na Rua 2 entre as avenidas 3 e 5.
Nove pré-conferências foram realizadas, com a participação de cerca de 260 pessoas e levantamento de 143 propostas, que serão votadas nesta quinta-feira. Cinco eixos temáticos norteiam as discussões e duas propostas rio-clarenses de cada eixo serão encaminhadas para a conferência estadual e uma por eixo irá para a conferência nacional.
“Agora é o momento de aprovar as propostas para que posteriormente sejam encaminhadas às demais etapas da conferência”, comenta Paulo Meyer, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A palestra magna da conferência será de Célia Leão, que atua na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Célia ficou paraplégica aos 19 anos de idade, em decorrência de um acidente de automóvel. Casada e mãe de três filhos, atuou por sete mandatos na Assembleia Legislativa de São Paulo. Foi secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de 2018 a abril de 2022. E secretária de Desenvolvimento Social, de outubro de 2022 a dezembro. Hoje atua como consultora do Sebrae.
Foto: Divulgação