Acidentes com vítimas e a resposta rápida das forças de segurança para atenção e tratamento, foram simulados na manhã desta terça-feira, dia 19, na Avenida Rio Claro. O treinamento ocorreu para teste e aprimoramento de técnicas de resgate e salvamento.
Aproximadamente 30 pessoas atuaram em conjunto na resolução dos acidentes, representando as Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana, Segurança, Guarda Civil, Polícia Militar, Defesa Civil, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros. As vítimas foram todos alunos do curso de enfermagem do Colégio Bayeux.
Pessoas que passavam pelo local se assustaram com a veracidade da simulação e até se ofereceram para ajudar achando se tratar de um acidente real.
Trecho da Avenida Visconde do Rio Claro foi bloqueada e o trânsito foi desviado para outra rua. O Diário do Rio Claro conversou com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Paulo Paulon.
“Nós temos lutado muito para reduzir o número de acidentes. Mas precisamos estar cientes que, se algo acontecer, é preciso preparo. Esse exercício é justamente para isso. Testamos todos os nossos equipamentos de segurança e tudo está indo muito bem”.
O secretário ainda reforçou o trabalho da pasta nesta Semana Nacional do Trânsito. “Temos várias campanhas para reduzir os acidentes. E reduziram. A Mobilidade Urbana vem trabalhando intensamente para questões de conscientização das pessoas”.
Foto: Diário do Rio Claro