Receber uma receita de um medicamento manipulado pode gerar uma série de dúvidas ao paciente. Afinal de contas, entre mitos e verdades, não são poucas as informações incorretas que circulam sobre a real eficiência deste tipo de medicamento e, até mesmo sobre qual a diferença entre ele e um produto produzido por um laboratório tradicional. Por isso, na coluna de hoje, vamos explicar alguns mitos e verdades sobre medicamentos manipulados.
É sempre mais barato?
Mito. Na maioria das vezes, o medicamento manipulado pode ser mais barato, mas esta não é a regra. Existem alguns medicamentos cuja manipulação pode sair mais cara.
A receita é sempre obrigatória?
Mito. Os medicamentos manipulados podem precisar de receita tanto quanto medicamentos de drogarias, pois os princípios ativos utilizados muitas vezes são os mesmos. No entanto, existem alguns produtos que podem, sim, serem manipulados sem receita médica. Inclusive, alguns medicamentos manipulados podem ser indicados por farmacêuticos através da prescrição farmacêutica, conforme resolução do Conselho Federal de Farmácia CFF nº 586/13.
Todo medicamento pode ser manipulado?
Mito. É verdade que praticamente todos os medicamentos podem ser manipulados, mas existem algumas exceções, ainda que em menor número, que não são manipuláveis.
Os manipulados têm alguma vantagem em relação aos industrializados
Verdade: Na forma manipulada, o paciente recebe uma dose individualizada e um preparo exclusivo para sua necessidade.
O medicamento manipulado pode ser desenvolvido em outras formas farmacêuticas, como xarope, gel ou creme?
Verdade. Essa é uma das vantagens da manipulação. Muitas vezes, um produto industrializado só existe em uma forma farmacêutica, como por exemplo comprimidos. Na farmácia de manipulação podemos preparar a mesma substância em outras formas farmacêuticas, como por exemplo um xarope.
Farmácias de manipulação precisam de controle de qualidade e certificação?
Verdade. Toda farmácia de manipulação deve ter um controle de qualidade, com auditorias internas que analisam todos os insumos e embalagens que farão parte do medicamento, e também do produto final, para averiguar se está com o peso correto e testar a sua eficácia. Existem inúmeras normas que devem ser seguidas, como controle de qualidade da água e matéria prima, qualificação de fornecedores, treinamento contínuo dos técnicos, entre outros quesitos.
O medicamento manipulado tem o mesmo efeito que medicamentos de drogaria?
Verdade. Os medicamentos manipulados devem obrigatoriamente possibilitar ao indivíduo os mesmos resultados que qualquer medicamento industrializado.
Pode ser feito em cápsulas menores?
Verdade. Algumas pessoas, como crianças, idosos e pacientes especiais têm dificuldade de engolir cápsulas convencionais. Existem vários tamanhos de cápsulas disponíveis, e a farmácia de manipulação pode facilitar o tratamento desses pacientes preparando o mesmo produto em cápsulas menores.
O manipulado é mais natural que o industrializado?
Mito. A origem da matéria-prima da farmácia de manipulação é a mesma da dos laboratórios. Portanto, ela prepara todo tipo de formulação como: hormônios, homeopatias, cremes dermatológicos, antibióticos, medicamentos controlados, suplementos nutricionais, entre outros medicamentos. Os produtos fitoterápicos, também conhecidos como naturais, são apenas mais um dos itens que a manipulação oferece.
É feito de uma forma artesanal?
Mito. Por trás do balcão, há tecnologia, processos, sistema de garantia de qualidade, rastreabilidade desde a compra da matéria-prima até a entrega do produto final ao consumidor, além de supervisão do farmacêutico em todas as etapas.
É mais indicado para pessoas com intolerâncias?
Verdade. Sempre que necessário, a farmácia pode preparar formulações livres de substâncias que geram intolerância em algumas pessoas, como aromatizantes, conservantes, corantes, glúten ou lactose.
É mais indicado para alérgicos?
Verdade. Sendo informado que a pessoa é alérgica a determinadas substâncias, a farmácia de manipulação tem condições de preparar formulações isentas desses alergênicos, garantindo o bem-estar do paciente.
Qualquer pessoa pode abrir uma farmácia de manipulação?
Mito. Toda farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde e conta com pelo menos um farmacêutico à disposição da população. Esse é o profissional mais habilitado para tirar dúvidas sobre a forma correta de uso dos medicamentos e sobre os riscos de interação e efeitos colaterais. (Fonte: www.jornalcontabil.com.br e https://farmaciaproderma.com.br/blog)
Foto: Getty Images