Ícone do rádio esportivo brasileiro, o ex-narrador Osmar Santos, 74 anos, fará sua primeira exposição de artes plásticas com 20 vinte quadros pintados no estilo abstrato.
Osmar Santos, o Pai da Matéria, como ficou conhecido, teve a carreira interrompida no final de 1994, quando sofreu acidente automobilístico na região de Osvaldo Cruz. O acidente deixou sequelas neurológicas irreparáveis em Osmar Santos, que comprometeram sua fala.
Dono de bordões marcantes da radiofonia esportiva brasileira como: “Pimba na gorduchinha”, “É fogo no boné do guarda” e “Chiruriruli-chirurirulá” e “E queeeee goooollll”, entre outros, até hoje lembrados com carinho pelos ouvintes e torcedores, mais antigos, Osmar Santos iniciou-se nas artes plásticas, como forma de terapia, conforme explica seu irmão, também narrador, Oscar Ulisses, atualmente na CBN.
A pintura, para Osmar Santos, reflete uma busca por superação. “Em cada quadro dele tem ali inserido um reflexo da sua luta pela sobrevivência e por deixar a vida menos pesada do que aquilo em que ela estava se tornando depois do acidente. Tem ali muito de superação, de alegria de viver, de buscar caminhos”, diz Oscar Ulisses.
A exposição das pinturas de Osmar Santos acontecerá no Instituto Gustavo Rosa, no bairro Jardim Paulista, em São Paulo, no período de 21 a 30 de setembro.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação