Notícia das mais auspiciosas para os torcedores saudosistas em especial do Velo Clube. O goleiro Ado, tricampeão do mundo com a seleção brasileira, no México em 1970, pode marcar presença nas comemorações dos 113 anos de fundação do Velo Clube. É o que informa o historiador e pesquisador velista José Luiz Pimentel, em sua página Detalhe Esportivo, no Facebook.
Ado defendeu o Velo em 1977, no Campeonato Paulista da Divisão Intermediária, em um dos mais fortes times montados pelo Rubro-Verde ao longo de sua história, que tinha a base formada por: Ado, Ademar, China, Almeida e Erbeta. Edson Augusto, Guerra e Odair Cologna. Juarez, Hércules e Jaci, como se vê na foto, publicada nesta página.
Apesar do seu poderio técnico, a equipe que fazia lotar as arquibancadas do estádio Benitão, não conseguiu o acesso, que seria conquistado pela AA Francana, ao final da temporada.
O tão sonhado acesso do Velo Clube à então Divisão Especial (atual Série A1) viria somente no ano seguinte, conquista merecida obtida no campo de jogo e tirada posteriormente, de maneira injusta e inaceitável, nos tribunais da Federação Paulista de Futebol.
Quando defendeu o Velo Clube, em 1977, o ex-goleiro Ado chegou para ser titular, mas encontrou pela frente o então jovem arqueiro Renato, que, com muito empenho e disposição acabou ganhando a titularidade em algumas partidas, vindo a ser posteriormente, titular absoluto da meta velista, nos anos posteriores. Atualmente, Ado tem 77 anos e reside em São Paulo.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação