Inaugurada em 1952, a Casa das Crianças tem o objetivo de ampliar a cidadania de crianças e adolescentes, conscientizando-os de suas capacidades e valores para que vivam com autonomia e dignidade.
É uma Organização Social sem fins lucrativos, que ampara o território pertencente ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social), região comprovadamente em situação de vulnerabilidade social do município de Rio Claro, como os bairros Jardim Brasília, Terra Nova, Panorama, Bandeirantes e Novo Wenzel.
“Atualmente, somos oito funcionários/voluntários atendendo 90 crianças e adolescentes. Nossos objetivos estão sendo alcançados uma vez que, todos os dias, recomeçamos e fazemos a diferença na vida destas crianças e adolescentes, apenas com o gesto de acolhê-los todas as manhãs”, afirma Maria Cristina Degli Esposti, gerente da Organização.
As Oficinas oferecidas pela Casa das Crianças visam atender as necessidades psicossociais e educacionais das crianças e adolescentes, com o objetivo de que se tornem pessoas responsáveis, capazes de realizar suas escolhas com liberdade e participação ativa na construção de novos tempos. A oficina de música promove atividades que favoreçam a percepção auditiva e memória musical, além do conhecimento de diversos instrumentos.
A oficina de dança trabalha o conhecimento de diversas danças, postura e o desenvolvimento a compreensão da capacidade de movimentos. A Capoeira exercita o respeito às diferenças individuais, o resgatar de valores, a criatividade, a coordenação motora e a concentração. Por fim, a educação física oferece atividades esportivas, compreendendo as modalidades voleibol, basquetebol, futebol e outras.
Os matriculados também têm acesso à informática e uma biblioteca para se familiarizarem com os computadores, fazerem pesquisas, trocarem informações, desenvolverem hábitos de leitura e exercitarem a criatividade. Outro ambiente é o refeitório, onde é servido refeições diariamente, além de lanches e sobremesa. “A alimentação que é oferecida às crianças (café da manhã, almoço e lanche da tarde) é uma das atividades importantes no Projeto e reflete diretamente no crescimento e desenvolvimento infantil”, afirma a administração da instituição.
A instituição aceita doações de diversos gêneros (vindas de pessoas físicas ou jurídicas), como dinheiro, roupas e calçados, brinquedos, alimentos, materiais escolares, materiais de limpeza e higiene, entre outros. Para doar ou colaborar, deve-se entrar em contato com a instituição pelo número (19) 3522-2978 ou pelo endereço Rua 12, número 221, Bairro Consolação. “O que nos move é a sensibilidade de pensar no próximo como um ser especial e que necessita de cuidados, atenção, carinho, afetividade e dedicação”, afirma Maria Cristina.