Morumbi em festa. O São Paulo FC está na final da Copa do Brasil. Precisando de uma vitória por dois gols de diferença sobre o rival Corinthians, o Tricolor tratou de resolver a parada logo no primeiro tempo, com gols de Wellington Rato, em bonito arremate de pé esquerdo, em curva, de fora da área que o gigante Cássio não conseguiu defender. O segundo gol, o gol da classificação, veio ainda na primeira etapa, com o recém repatriado Lucas Moura, de cabeça, após cruzamento da direita.
Soberano durante todo o primeiro tempo, o Tricolor não deu chances ao Timão, dominou as ações ofensivas e neutralizou as poucas investidas do adversário. Na segunda etapa, o Corinthians lançou-se ao ataque, na tentativa de ao menos diminuir o placar, o que levaria a decisão da vaga à final para a disputa de pênaltis. Pouco inspirado no jogo, nem isso a equipe alvinegra conseguiu. Os mais de 60 mil torcedores são-paulinos presentes ao Morumbi, vibraram euforicamente quando o árbitro Raphael Claus trilou o apito final.
Agora, o São Paulo vai disputar o título da Copa do Brasil contra o Flamengo, que, também, na quarta-feira (16), venceu o Grêmio, no Maracanã, por 1×0, gol de Arrascaeta, em cobrança de penalidade máxima.
Serão 180 minutos de disputa muito acirrada, com o Flamengo defendendo o título conquistado ano passado e o São Paulo lutando a cada minuto pelo troféu de campeão que falta à sua rica e invejável galeria. A CBF deve definir nesta sexta-feira (18), as datas e os horários das finais da Copa do Brasil 2023.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Miguel Schincariol