As obras de implantação de uma nova adutora de água tratada em Santa Gertrudes já têm avanço de 67%. Iniciadas em junho pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, a intervenção tem como objetivo ampliar a atual vazão de água e aumentar a segurança operacional para o abastecimento de dez bairros e 12 mil moradores.
A adutora Vigorelli, que vai interligar a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade até o reservatório denominado Vigorelli, localizado no Residencial Indaiá, tem 1,7 quilômetro de extensão. Até agora, 948 metros de tubulação já foram instalados. Somente na semana entre os dias 31 de julho e 4 de agosto foram 78 metros de rede.
A partir desta semana as obras da nova adutora, que estão concentradas na extensão da Rua 1 terão os trechos 11 e 12 iniciados. No primeiro deles, a intervenção será entre as avenidas 4 e 6, com a implantação de 40 metros de tubulação. No segundo, serão mais 100 metros de rede instalados entre as avenidas 6 e 8.
Durante a execução das obras, os trechos são interditados e devidamente sinalizados, garantindo assim a segurança de pedestres, motoristas e de trabalhadores. A interdição é feita preferencialmente de forma parcial durante a abertura de valas, mantendo o fluxo de veículos, ainda que de forma reduzida e controlada. As interdições totais são necessárias somente durante a pavimentação.
Outros serviços
As obras da adutora Vigorelli incluem ainda serviços como a construção de blocos de ancoragem, de caixas de registros de descargas e de abrigo para as ventosas, além das interligações necessárias e a recomposição asfáltica de todos os trechos. A ventosa é um dispositivo hidráulico que auxilia na equalização da pressão da água para garantir a distribuição em processos de retomada do abastecimento após manutenções, reduzindo o risco de eventuais rompimentos.
Moderna, a nova rede de abastecimento está sendo construída com tubulação de PEAD (polietileno de alta densidade), material mais resistente e de longa durabilidade, com 160 milímetros (mm) de diâmetro – a rede atual é de 100 mm.
O PEAD amplia a segurança operacional e permite aumentar a vazão de água tratada aos bairros da região atendida pelo sistema Vigorelli, composto pelos bairros Jardim Industrial; Jardins Indaiá 1, 2 e 3; Jardim Paineiras; Jardim Ipês; Jardim Paulista e Jardins Jequitibás 1, 2 e 3.
“A implantação da nova adutora tem como proposta ampliar ainda mais a segurança operacional do sistema, beneficiando diretamente mais de 12 mil pessoas. Isso reforça o compromisso da BRK em levar o saneamento muito além do básico”, afirma Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Santa Gertrudes.
Acompanhe os avanços
As ações da BRK e as informações sobre as obras da adutora Vigorelli podem ser acompanhadas pelo site da empresa e nos perfis da concessionária nas redes sociais. Para solicitação de atendimento, a empresa disponibiliza o telefone 0800-771-0001, que funciona 24 horas. E ainda, WhatsApp pelo (11) 9.9988-0001, que opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.
Foto: Divulgação